CONTRIBUIÇÕES DE AULAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS, AMAZONAS.
O ensino de Ciências pode ser realizado em diversos espaços e tempos: formais, informais e não formais. O objetivo deste trabalho é compreender como o ensino de Ciências tem se inserido nos espaços não formais. O método da pesquisa envolveu a análise de artigos publicados nas edições de 2011, 2013 e 2015 do Evento Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências (ENPEC) considerando a área temática Educação em espaços não formais e divulgação científica. Através da Análise Textual Discursiva foi possível identificar três focos de discussão: um caracterizou o espaço não formal como motivador ao ensino; outro retratou o espaço não formal como complementar ao processo de ensino e o terceiro contemplou uma compreensão contextualizadora, visando o desenvolvimento humano e social do estudante. Destacamos que as perspectivas emergentes do processo de análise são complementares entre si, demonstrando a importância do espaço não formal para a qualificação do ensino de Ciências.
CONTRIBUIÇÕES DE AULAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS, AMAZONAS.
-
DOI: 10.22533/at.ed.99123160211
-
Palavras-chave: Espaços não-formais - ciências – ensino-aprendizagem
-
Keywords: -
-
Abstract:
-
- Lucimara Aparecida DEBRINO