CARACTERIZAÇÃO E MODELAGEM DAS VIAGENS EM MOTOCICLETAS EM PÓLOS UNIVERSITÁRIOS: O CASO DA UNIVERSIDADE NACIONAL DE LA RIOJA, ARGENTINA.
O campus da Universidade Nacional de La Rioja (UNLaR), Argentina, é um polo de geração de viagens que apresenta uma distribuição modal com elevada proporção de viagens de motocicletas e a coexistência de universidade e escola secundária na mesma locação. Uma caracterização do padrão de viagem é apresentada, avaliando o impacto que suas atividades produzem na geração e na distribuição modal com base em pesquisas e censos de tráfego. Utilizando dados da geração de viagens de outras universidades argentinas foram calibrados modelos de geração para viagens diárias de pessoas em todos os modos. A calibração foi feita tanto de forma agregada quanto desagregada. A contribuição do artigo consiste na disponibilidade de taxas médias de geração de viagens e modelos para viagens de motocicletas em polos educacionais universitários.
CARACTERIZAÇÃO E MODELAGEM DAS VIAGENS EM MOTOCICLETAS EM PÓLOS UNIVERSITÁRIOS: O CASO DA UNIVERSIDADE NACIONAL DE LA RIOJA, ARGENTINA.
-
Palavras-chave: Motocicletas-Geração de viagens-Polos educacionais
-
Keywords: Motorcycles-Trip Generation-Educational hubs
-
Abstract:
The National University of La Rioja (UNLaR) campus, in Argentina, generates and attracts many trips. Its particularity is an extremely high participation of motorcycles in modal split and coexistence of university and high school on the same site. This paper presents a characterization of the travel pattern in the UNLaR, evaluating through surveys and traffic studies the impact of its activities on trip generation. Using generation data from other universities in Argentine, trip generation models are calibrated for daily person trips in all modes, in a joint and a disaggregated way. The specific contribution relies on trip generation rates and models for motorcycles.
-
Número de páginas: 15
- JORGE J. GALARRAGA
- PATRICIA M. MALDONADO
- VIOLETA S. DEPIANTE