Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros

AVALIAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO VOLUMÉTRICA DE GOTAS COM DIFERENTE TIPOS PONTAS DE PULVERIZAÇÃO EM AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS.

Dentre as tecnologias para o aumento da produtividade alimentícia, destaca-se o uso de  Aeronaves remotamente pilotadas –(RPA’s) , já que o pacote de sensores embarcados em RPA´S para o monitoramento das culturas agrícolas e regiões produtoras tem crescido ao longo dos últimos anos, além do uso para pulverização agrícola. Diante disso, esse trabalho objetivou avaliar a distribuição volumétrica  de gotas com diferente tipos pontas de pulverização em aeronaves remotamente pilotadas. Para tanto foi realizado em experimento na unidade de CRIA GDM-Porto Nacional, sendo  os tratamentos foram  2 tipos de bicos pulverizador (original e antideriva) e 2 velocidades de voo (14 e 19km/h) com 4 repetições, totalizando assim um delineamento de 2x2x4, totalizando16 parcelas experimentais. O voo foi realizado em uma altura de 3,10m.  Com o veículo aéreo não tripulado DJI AGRAS T20. Os dados coletados foram submetidos a análise de variância e teste de f e as médias comparadas pelo teste de tukey a nível de 5% de probabilidade. Pode-se concluir que para o bico antideriva apresentou uma melhor largura de faixa que o bico original, independente da velocidade. Também que para o número de gotas e para a densidade de gotas o bico original na maior velocidade testada e o antideriva na menor velocidade, apresenta melhores resultados, indicado assim principalmente para produtos de contato. Não houve efeito das velocidades e bicos testados para cobertura, taxa de aplicação e dispersão, ao contrário da importância descrita e demonstrada em outros trabalhos.
Ler mais

AVALIAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO VOLUMÉTRICA DE GOTAS COM DIFERENTE TIPOS PONTAS DE PULVERIZAÇÃO EM AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS.

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.2782412084

  • Palavras-chave: Volume; Aplicação; Fitossanidade; drones

  • Keywords: Application; Application; Plant Protection; drones

  • Abstract: Dentre as tecnologias para o aumento da produtividade alimentícia, destaca-se o uso de  Aeronaves remotamente pilotadas –(RPA’s) , já que o pacote de sensores embarcados em RPA´S para o monitoramento das culturas agrícolas e regiões produtoras tem crescido ao longo dos últimos anos, além do uso para pulverização agrícola. Diante disso, esse trabalho objetivou avaliar a distribuição volumétrica  de gotas com diferente tipos pontas de pulverização em aeronaves remotamente pilotadas. Para tanto foi realizado em experimento na unidade de CRIA GDM-Porto Nacional, sendo  os tratamentos foram  2 tipos de bicos pulverizador (original e antideriva) e 2 velocidades de voo (14 e 19km/h) com 4 repetições, totalizando assim um delineamento de 2x2x4, totalizando16 parcelas experimentais. O voo foi realizado em uma altura de 3,10m.  Com o veículo aéreo não tripulado DJI AGRAS T20. Os dados coletados foram submetidos a análise de variância e teste de f e as médias comparadas pelo teste de tukey a nível de 5% de probabilidade. Pode-se concluir que para o bico antideriva apresentou uma melhor largura de faixa que o bico original, independente da velocidade. Também que para o número de gotas e para a densidade de gotas o bico original na maior velocidade testada e o antideriva na menor velocidade, apresenta melhores resultados, indicado assim principalmente para produtos de contato. Não houve efeito das velocidades e bicos testados para cobertura, taxa de aplicação e dispersão, ao contrário da importância descrita e demonstrada em outros trabalhos.

  • KLAYSON BURJACK NUNESSON
  • DANILO RIBEIRO BARBACENA
  • JOANA DARQUE VIEIRA DA SILVA
Fale conosco Whatsapp