Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE ÓLEOS ESSENCIAIS EM TESTES IN VITRO NO CONTROLE DO Colletotrichum falcatum, AGENTE DA PODRIDÃO VERMELHA DA CANA-DE-AÇÚCAR.

ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE ÓLEOS ESSENCIAIS EM TESTES IN VITRO NO CONTROLE DO Colletotrichum falcatum, AGENTE DA PODRIDÃO VERMELHA DA CANA-DE-AÇÚCAR.

O fungo Colletotrichum falcatum Went sempre conviveu com a cana-de-açúcar sem causar danos econômicos, no entanto, as mudanças climáticas, a colheita mecanizada de cana crua e outros fatores poucos conhecidos, podem potencializar a agressividade do fungo. Aparentemente inexiste variedades resistentes e pouco se conhece a eficácia de controle dos fungicidas registrados. Assim, métodos alternativos podem ser avaliados quanto ao potencial antifúngico. O objetivo do presente trabalho foi o tratamento in vitro de isolado de C. falcatum, em meio BDA, com óleos essenciais das espécies: Citrus aurantium dulcis, C. bergamia, C. limonum, Cupressus sempervivens, Cymbopogon schoenanthus, C. winterianus, Eucalyptus globulus, Eugenia caryophyllata, Mentha piperita, M. spicata, Origanum majorana, Pelargonium graveolens, Rosmarinus officinalis, Zingiber officinale root. Após teste preliminar, utilizou-se os óleos M. piperita, M. spicata, C. schoenanthus, C. winterianus e E. caryophyllata, nas concentrações 0,2 e 0,5µL/mL de meio. Após análise estatística e teste de Tukey a 5%, verificou-se controle de 93 a 100% de inibição de crescimento do C. falcatum na concentração de 0,5µL/mL C. schoenanthus, C. winterianus e E. caryophyllata.

Ler mais

ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE ÓLEOS ESSENCIAIS EM TESTES IN VITRO NO CONTROLE DO Colletotrichum falcatum, AGENTE DA PODRIDÃO VERMELHA DA CANA-DE-AÇÚCAR.

  • DOI: 10.22533/at.ed.4092013031

  • Palavras-chave: Atena

  • Keywords: Atena

  • Abstract:

    O Colletotrichum falcatum Went, agente da podridão vermelha da cana-de-açúcar, era considerado até há pouco tempo como patógeno de importância secundária. Mas, possivelmente com o advento da colheita mecanizada, aumentando a quantidade de palhada sobre o solo e o manejo inadequado do canavial, além de outros fatores, podem estar relacionados com o aumento da agressividade do patógeno. As perdas produtivas nos canaviais têm sido expressivas e cada vez mais preocupantes, o que para muitos tais ocorrência são atribuídas a esse patógeno. Aparentemente, não existe variedade resistente, e pouco se conhece quanto à eficácia de controle dos fungicidas registrados comercialmente.Diversas pesquisas têm sido realizadas com intuito de conhecer melhor o C. falcatum e desta forma, controlar a podridão. Neste contexto, métodos alternativos de controle têm sido testados in vitro, como o uso de óleos essenciais, vislumbrando atividade antifúngica para o controle do Colletotrichum na lavoura. Assim, o objetivo desse trabalho foi a avaliação in vitro da porcentagem de inibição do crescimento de C. falcatum na presença de óleos essenciais.

  • Número de páginas: 4

  • Ivan Antônio dos Anjos
  • Pery Figueiredo
  • Marcos Guimarães de Andrade Landell
  • Vivian Bernasconi Villela dos Reis
  • Luciana Oliveira Souza Anjos
Fale conosco Whatsapp