Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook AS CONCEPÇÕES DE SOCIEDADE CIVIL E A PERSPECTIVA NEOCONSERVADORA E OS DESMONTES DOS CONSELHOS DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO BRASILEIRO.

AS CONCEPÇÕES DE SOCIEDADE CIVIL E A PERSPECTIVA NEOCONSERVADORA E OS DESMONTES DOS CONSELHOS DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO BRASILEIRO.

  Este artigo foi construído com o objetivo de propiciar uma discussão sobre a sociedade civil, avaliando os impactos da ideologia conservadora para esta, e como isto tem se desdobrado em um retrocesso no que tange aos direitos da criança e do adolescente. Esta discussão possui grande relevância para compreender às transformações sociais, econômicas, políticas e culturais que marcaram o mundo moderno e avançaram pela contemporaneidade, e a reatualização de medidas conservadoras que nunca se apartaram por completo, e hoje marca de forma contundente os desmontes do Conselho Nacional de Direito da Criança e do Adolescente - CONANDA. Inúmeros autores se debruçaram sobre a tarefa de contextualizar este importante instrumento de retórica, cuja dinamicidade se personifica para além das mutações sofridas pelo Estado e pelo mercado e a coloca em posição privilegiada, como promessa prodigiosa de propulsão social. A metodologia utilizada para atingir os objetivos propostos pelo estudo em tela, pautou-se em uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico.

Ler mais

AS CONCEPÇÕES DE SOCIEDADE CIVIL E A PERSPECTIVA NEOCONSERVADORA E OS DESMONTES DOS CONSELHOS DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO BRASILEIRO.

  • DOI: 10.22533/at.ed.29420090311

  • Palavras-chave: Sociedade Civil; Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente; Estado; Hegemonia.

  • Keywords: Civil society; State; Children And Adolescent Rights Advice; Hegemony.

  • Abstract:

      This article was built with the purpose of providing a discussion about civil society, evaluating the impacts of conservative ideology on it, and how it has been reversed in terms of the rights of children and adolescents. This discussion is of great relevance for understanding the social, economic, political, and cultural transformations that have marked the modern world and advanced in contemporary times, and the re-actualization of conservative measures that have never completely departed. Countless authors have addressed the task of contextualizing this important instrument of rhetoric, whose dynamism personifies itself beyond the mutations suffered by the state and the market and places it in a privileged position, as a prodigious promise of social propulsion. The methodology used to achieve the objectives proposed by the study on screen, was based on an exploratory research of bibliographic character.

  • Número de páginas: 15

  • Moisés Maia Rangel
  • Adriano Pereira Basilo de Oliveira
Fale conosco Whatsapp