Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros

Análise linguocultural das unidades fraseológicas com componente gastronómico como reflexo do caráter nacional do espanhol e do russo.

A fraseologia da linguagem tem sido objeto de atenção especial de linguistas de diferentes países desde o início dos estudos linguísticos até os dias atuais. A necessidade do ensino de línguas e o desenvolvimento de estudos de tradução levaram ao estudo comparativo e à consolidação das descrições das línguas naturais. Uma análise comparativa do vocabulário de diferentes línguas levou os linguistas a conclusões relevantes e abriu novas perspectivas para o estudo de meios tão coloridos e expressivos de criação de imagens como as unidades fraseológicas idiomáticas (UF) usadas por falantes de diferentes comunidades linguísticas. Esses itens lexicais são imaginativos e variam de um idioma para outro, oferecendo informações valiosas que contribuem para a compreensão das conotações culturais sobre os temas expressos. Este estudo visou ainda discutir e compreender as possíveis diferenças e semelhanças semânticas e culturais de unidades fraseológicas é realizar um estudo comparativo das Unidades fraseológicas (UF) mais recorrentes do espanhol e do russo, formadas pelos itens lexicais: uva, leite e produtos lácteos, pão. Via de regra, o significado das expressões idiomáticas é construído a partir de metáforas e, na maioria das vezes, para compreendê-lo, é necessário entender a cultura e o estilo de vida da comunidade linguística de cada país, uma vez que o vocabulário fraseológico reflete a visão de mundo de uma determinada sociedade. Nessa perspectiva, as unidades fraseológicas em espanhol e russo são de grande interesse, pois fornecem informações sobre a cultura e a mentalidade dos dois povos. Os dados desta pesquisa foram extraídos de um corpus lexicográfico e de textos autênticos disponíveis na Internet. O estudo comparativo evidenciou semelhanças e diferenças culturais nas unidades fraseológicas das duas analisadas.
Ler mais

Análise linguocultural das unidades fraseológicas com componente gastronómico como reflexo do caráter nacional do espanhol e do russo.

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.465142517111

  • Palavras-chave: -

  • Keywords: -

  • Abstract: -

  • Elizaveta Koskevich
Fale conosco Whatsapp