ANÁLISE DOS RISCOS À SAÚDE NA EQUIPE MULTIPROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NO SETOR DE RADIOLOGIA
Resumo: As equipes multiprofissionais de radiologia podem sofrer certos riscos devido ao excesso da radiação ionizante, que por ser uma onda eletromagnética propaga-se no ambiente a partir de uma fonte emissora classificada por energia em trânsito, expondo a população a possível perigo. Estudos confirmaram que altas doses de radiação ionizante podem provocar alterações nos tecidos humanos, conforme relatado desde o descobrimento dos Raios-X. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos profissionais de radiologia quanto aos riscos que podem ser evidenciados durante a execução das atividades laborais na sua própria saúde devido ao excesso de emissão da radiação ionizante. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo longitudinal, de abordagem quantitativa. A população da amostra foram compostas por um total de 73 profissionais em exercício, sendo entrevistados a equipe multiprofissional que trabalham no setor de radiologia de um hospital público de grande porte do estado de Pernambuco-Brasil. Os dados foram coletados a partir de um questionário semiestruturado com perguntas referentes à radiologia. Resultados: A pesquisa indica que os profissionais estão sendo exposto as condições de riscos inerente a emissão de radiação, cerca de 71 dos entrevistados consideram exercer uma profissão de risco (97,26%). No entanto, um não julgou que a profissão não causa risco nenhum (1,37%) e um não identificado, não souberam responder quanto aos riscos presente na profissão (1,37%). Percebe-se que praticamente a metade dos entrevistados cerca de 49,32% relatam que as condições de ventilações são inadequadas no setor de radiologia. Conclusão: Constatou-se que os profissionais de radiologia têm conhecimentos dos riscos à saúde e buscam se proteger, mas os ambientes de trabalho não oferecem condições adequadas. Recomenda-se que haja mais fiscalização desses ambientes e maior conscientização da segurança para os profissionais.
ANÁLISE DOS RISCOS À SAÚDE NA EQUIPE MULTIPROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NO SETOR DE RADIOLOGIA
-
DOI: 10.22533/at.ed.8742022044
-
Palavras-chave: Profissionais; Radiação; Riscos; Saúde.
-
Keywords: Professionals; Radiation; Risks; Health.
-
Abstract:
Abstract: The multiprofessional radiology teams may pose certain risks due
to excess of the ionizing radiation, which as an electromagnetic wave propagates
into the environment from a transient power source, exposing the teams to possible danger. Studies have shown that high doses of ionizing radiation can cause changes in human tissue, as reported since the discovery of X-rays.
Objective: Evaluate the knowledge of radiology professionals about the risks that may be evidenced during the execution of work activities in their own health due to the excessive emission of ionizing radiation.
Methodology: This is a descriptive longitudinal study with a quantitative approach. The sample population consists of 73 working professionals.
the professionals interviewed are from a large public hospital in the state of Pernambuco-Brazil
and all professionals from the multiprofessional radiology team were interviewed.
Data were collected from a semi-structured questionnaire with questions regarding radiology.
Results: The research indicates that professionals are being exposed to risk conditions inherent to radiation emission. About 71 of the respondents consider practicing a risky profession (97.26%),
1 respondent did not think that the profession does not cause any risk (1.37%)
and the remaining unidentified respondent could not answer (1.37 %).
Almost half of the respondents, around 49.32%, report that ventilation conditions are inadequate in the radiology sector.
Conclusion: It was found that radiology professionals are aware of health risks and seek
to protect themselves, but work environments do not offer the right conditions.
More supervision of these environments and greater safety awareness for professionals is recommended. -
Número de páginas: 10
- JOSÉ FÁBIO DE MIRANDA