Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros

Análise do ambiente de trabalho e burnout entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em instituições brasileiras.

A pandemia de Covid 19 além de causar danos à saúde dos pacientes, trouxe uma maior sobrecarga aos sistemas de saúde, afetando diretamente os profissionais, levando muitos ao esgotamento físico e emocional. O presente estudo tem por objetivo demonstrar as percepções do ambiente da prática profissional dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem por meio da aplicação da pesquisa de Ambiente da Prática Profissional Practice Environment Scale of the Nursing Work Index – PES/NWI) e a de Maslash Burnout Inventory (MBI), bem como compará-las. Foram aplicadas em instituições administrativa privadas e públicas de quatro estados brasileiros, sendo estas Amazonas (AM), Minas Gerais (MG), Mato Grosso do Sul (MS) e Rio de Janeiro (RJ) que fazem parte da Certificação de Enfermagem -IQG, no período de dezembro de 2020 a junho de 2021, totalizando a participação de 1484 profissionais das seis instituições convidadas. Identificado como características mais favoráveis ao ambiente de trabalho na PES/NWI, as relações equipe de enfermagem-médico e os fundamentos para a prática de enfermagem, no entanto, como desfavoráveis a participação da enfermagem em assuntos hospitalares e adequação de pessoal e recursos. As dimensões da pesquisa MBI, os melhores resultados são relativos à exaustão emocional, no entanto, os índices de baixa realização profissional foram de 69,1%. Observam-se impactos em burnout relativos à exaustão emocional realização profissional relacionados ao ambiente de trabalho, com maior frequência no grupo de enfermeiros. As análises demonstraram diferenças nas percepções dos enfermeiros quando comparada aos auxiliares e técnicos de enfermagem, com atenção às relações de trabalho interprofissional e a disponibilidade de recursos. Retrata-se assim a importância da orientação das ações voltadas ao gerenciamento destes recursos em saúde, com atenção ao risco à qualidade e segurança assistencial, mas também à saúde destes profissionais. O papel do líder, representado pelo enfermeiro, necessita de maior atenção e preparo, visto o seu potencial na orientação às melhores práticas, engajamento profissional e promoção de mudanças no ambiente da prática profissional.
Ler mais

Análise do ambiente de trabalho e burnout entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em instituições brasileiras.

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.27324120216

  • Palavras-chave: Pesquisa de clima organizacional; Burnout; Esgotamento; Estresse; Gestão de pessoas; Enfermagem.

  • Keywords: -

  • Abstract: -

  • Lucianna Reis Novaes
  • Fabrício dos Santos Cirino
  • Michel Matos de Barros
Fale conosco Whatsapp