ANÁLISE DE RISCO EM RADIOTERAPIA
Falhas na entrega do tratamento em radioterapia tem sido tema de estudos e discussões de acadêmicos, instituições hospitalares, sociedades de profissionais em radioterapia, comissões internacionais, autoridades reguladoras, agências internacionais.
O paciente deve apresentar um nível desejável de efeito de forma a controlar o tumor e nos órgãos na sua vizinhança ocasionados pelo tratamento que recebeu em radioterapia. Tais efeitos são esperados de acordo com seu tratamento, e neste caso estamos falando de avaliar a por exemplo, a regressão tumoral, a reação nos tecidos vizinhos e no local do tratamento, a severidade do efeito, tempo de resposta do efeito.
Ao constatar de alguma forma que os efeitos não planejados gerados ao paciente são resultados de uma falha na entrega da dose de radiação durante seu tratamento, algumas questões surgem e estas questões ajudarão a entender, buscar solucionar o problema e permitir uma melhor controle e qualidade do processo.
Em radioterapia temos o objetivo e o compromisso de entregar ao paciente uma dose de radiação ionizante em local específico para obter a extinção da doença ou minimizar seus danos o máximo possível. Quando esta dose de radiação é entregue de forma não planejada, ou seja, incorretamente, este pode ser entendido como uma ocorrência que poderá der interpretada como um incidente se não houver damos significativos ou de um acidente neste caso com potencial de causar prejuízos para o paciente, podendo dependendo da gravidade levar o paciente a óbito.
Otimizar os processos minimizando a possibilidade de ocorrência de falhas no conjunto de etapas que definem processo do tratamento do paciente em radioterapia busca minimizar possíveis danos ao paciente devem fazer parte da rotina de um serviço de radioterapia que como resultado será refletido na qualidade no tratamento. a partir de ações/medidas que possam aumentar a garantia do sucesso do tratamento. A realização desta tarefa requer conhecer os riscos estimados em cada etapa do processo de tratamento e definir quais ações/medidas serão necessárias para alcançar o sucesso do tratamento chamamos de análise de risco.
ANÁLISE DE RISCO EM RADIOTERAPIA
-
DOI: 10.22533/at.ed.42223120429
-
Palavras-chave: Atena Editora
-
Keywords: Atena Editora
-
Abstract:
Atena Editora
-
Número de páginas: 12
- Carlos Eduardo Almeida
- Flávia Teixeira
- Saiful Huq
- Carlos Eduardo Veloso de Almeida