ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA FREIRIANA: DIÁLOGO COM AS PERCEPÇÕES DAS EDUCADORAS E DAS EDUCANDAS SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
Neste artigo analisa-se uma experiência de alfabetização de jovens e adultos desenvolvida por um projeto de extensão universitária, a qual foi inspirada no pensamento político-pedagógico de Paulo Freire. Objetiva compreender o processo de ensino aprendizagem a partir das percepções das educadoras e das educandas. A pesquisa se apoiou na abordagem qualitativa de Minayo (1994), utilizou a entrevista semiestruturada e a observação em sala de aula para a coleta de dados. Considera-se que a ação alfabetizadora possibilitou um processo ensino-aprendizagem, a partir de temas geradores e desenvolveu práticas crítico-reflexivas comprometidas não somente com o domínio da leitura e da escrita no sentido estrito, mas também como instrumento de compreensão crítica da realidade.
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA FREIRIANA: DIÁLOGO COM AS PERCEPÇÕES DAS EDUCADORAS E DAS EDUCANDAS SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.35421090713
-
Palavras-chave: Alfabetização de Jovens e Adultos. Diálogo. Temas geradores.
-
Keywords: Literacy for youth and adults. Dialogue. Generating themes.
-
Abstract:
This article analyzes a literacy experience for young people and adults developed by a university extension project, which was inspired by Paulo Freire political-pedagogical thinking. It aims to understand the teaching-learning process from the perceptions of educators and students. The research was based on Minayo's qualitative approach (1994), using semi-structured interviews and classroom observation for data collection. It is considered that the literacy action enabled a teaching-learning process, based on generating themes and developed critical-reflective practices committed not only to the domain of reading and writing in the strict sense, but also as an instrument for critical understanding of reality.
-
Número de páginas: 13
- Maria das Dores Alves Souza
- GUILHERMINA MARIA PIMENTEL DA SILVEIRA