“Ah, a escola do Brasiliana? Ir lá para tomar um tiro?”: Impasses entre discurso, representação e precarização da Escola Monsenhor José Soares de Melo, em Arapiraca-AL.
Esse artigo analisa a imagem da Escola Monsenhor José Soares de Melo localizada no bairro Brasiliana, com histórico de carência de recursos básicos como a segurança pública, pertencente município de Arapiraca-AL. A teoria foucaultiana foi usada como base para entender de que modo os discursos sobre o bairro afetam a escola assim como a relação entre a escola-espacialidade. A arquegenealogia foi a metodologia usada na análise da relação sujeito-discurso e a constituição de uma verdade sobre um objeto. Reflexão da comunidade do bairro brasiliana sobre a importância da escola para a cidade e da socialização e produção-interação com a cultura do bairro.
“Ah, a escola do Brasiliana? Ir lá para tomar um tiro?”: Impasses entre discurso, representação e precarização da Escola Monsenhor José Soares de Melo, em Arapiraca-AL.
-
DOI: 10.22533/at.ed.69322190917
-
Palavras-chave: escola-espacialidade, sujeito-discurso, brasiliana
-
Keywords: school-spatiality, subject-discourse, brasiliana.
-
Abstract:
This article analyzes the image of the Monsenhor José Soares de Melo School located in the Brasiliana neighborhood, with a history of lack of basic resources such as public security, belonging to the municipality of Arapiraca-AL. Foucauldian theory was used as a basis to understand how discourses about the neighborhood affect the school as well as the relationship between school-spatiality. Archegenealogy was the methodology used in the analysis of the subject-discourse relationship and the constitution of a truth about an object. Reflection of the Brasiliana neighborhood community on the importance of the school for the city and the socialization and production-interaction with the neighborhood culture.
-
Número de páginas: 9
- Alexsandra da Silva Santos
- Wheber Mendes dos Santos
- Gladyson Stélio Brito Pereira