ACESSO E CONSUMO DE NOTÍCIAS JORNALÍSTICAS EM REDES SOCIAIS: NOTAS METODOLÓGICAS PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DA NOÇÃO DE “PARTICIPAÇÃO”
Analisamos formas de apropriação de notícias jornalísticas publicadas em sites de redes sociais, com base num construto sobre qualidade da participação, para além das práticas comuns de “curtir” e “compartilhar”. Um total de 1.195 comentários, postados em outubro de 2015 na página do jornal O Estado de S. Paulo no Facebook, foram examinados. Um quadro metodológico, com categorias distintivas de níveis participação como ferramenta analítica para depurar comentários válidos e significativos, é proposto.
ACESSO E CONSUMO DE NOTÍCIAS JORNALÍSTICAS EM REDES SOCIAIS: NOTAS METODOLÓGICAS PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DA NOÇÃO DE “PARTICIPAÇÃO”
-
DOI: 10.22533/at.ed.41021201211
-
Palavras-chave: Jornalismo. Redes Sociais. Problemática da participação. Jornal O Estado de S. Paulo.
-
Keywords: Journalism. Social networks. Issues of participation. O Estado de S. Paulo newspaper.
-
Abstract:
We analyze ways of appropriating journalistic news published on social networking sites, based on a construct about quality of participation, in addition to the common practices of "liking" and "sharing". A total of 1,195 comments, posted in October 2015 on the newspaper O Estado de S. Paulo Facebook page, were examined. A methodological framework, with distinctive categories of levels participation as an analytical tool to debug valid and meaningful comments, is proposed.
-
Número de páginas: 16
- Pedro Augusto Farnese de Lima
- Telma Sueli Pinto Johnson