Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ESTADO DE MATO GROSSO   FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE ESPANHOL

A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ESTADO DE MATO GROSSO FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE ESPANHOL

O referente artigo tem como objetivo reforçar a importância da língua como um instrumento importante para colaborar no processo de inclusão daqueles excluídos do mundo do trabalho, da informação, do conhecimento e da tecnologia.

 A Lei Ordinária 13.415/2017 alterou o art. 35, da Lei Federal 9394/1996, estabelecendo que:

“§ 4.º Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino”.

Diante da ausência do ensino da língua espanhola na BNCC, se faz necessário repensar uma nova política estadual que contemple sua necessidade, uma vez que caberá aos estados ofertar ou não o espanhol como língua obrigatória/optativa. É um momento reflexão, no qual o foco principal é o aluno, onde os mesmos precisam ter voz e decisão dentro de sua comunidade escolar.

É uma disciplina que remete de modo direto às necessidades da prática social local e nacional a curto, médio e longos prazos. Um exercício teórico-prático que, na contemporaneidade, perde legitimidade se não for ligado à realidade.

Ler mais

A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ESTADO DE MATO GROSSO FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE ESPANHOL

  • DOI: 10.22533/at.ed.9932026106

  • Palavras-chave: Ensino de espanhol, formação continuada, BNCC

  • Keywords: Enseñanza de español, formación continuada, BNCC

  • Abstract:

    Este artículo apunta a reforzar la importancia del lenguaje como un instrumento importante para colaborar en el proceso de inclusión de los excluidos del mundo del trabajo, la información, el conocimiento y la tecnología.

     

    Ley ordinaria 13.415 / 2017 enmendada art. 35 de la Ley Federal 9394/1996, que establece que:

    “El párrafo 4. El plan de estudios de la escuela secundaria debe incluir el estudio del inglés y puede ofrecer otros idiomas extranjeros, preferiblemente el español, de acuerdo con la disponibilidad de lugares, lugares y horarios definidos por los sistemas educativos”

    Dada la ausencia de enseñanza de español en el BNCC, es necesario repensar una nueva política estatal que aborde su necesidad, ya que dependerá de los estados ofrecer el español como idioma obligatorio / opcional. Es un momento de reflexión, en que el enfoque principal es el estudiante, donde deben tener voz y decisión dentro de su comunidad escolar.

    Es una disciplina que aborda directamente las necesidades de la práctica social local y nacional a corto, mediano y largo plazo. Un ejercicio teórico-práctico que, en los tiempos contemporáneos, pierde legitimidad si no está vinculado a la realidad.

  • Número de páginas: 14

  • EDSON GOMES EVANGELISTA
  • CRISTIANE MONTES DE NOVAIS
Fale conosco Whatsapp