A Tentação de Eva e a Caixa de Pandora: uma análise arquetípica do caso Neymar vs. Najila segundo as primeiras mulheres das mitologias grega e judaico-cristã.
O presente artigo pretende analisar o polêmico e midiático caso Neymar vs. Najila a partir dos dois mitos mais difundidos da cultura ocidental: a caixa de Pandora e a queda do homem. A abordagem arquetípica das personagens Eva e Pandora se faz pertinente a partir do momento em que a análise a nível macro do sistema penal não se mostra capaz de explicar a forma como o caso em tela se desenrolou na prática – forma que costuma se repetir na maioria dos casos em que uma mulher busca o sistema justiça criminal para registrar a ocorrência de um estupro. A hipótese que se busca demonstrar é a de que, em que pese as leis sofrerem uma série de reformas progressistas, conquistadas pela mobilização do movimento feminista, padrões arcaicos de feminilidade continuam a permear o inconsciente coletivo, ditando a forma como a mulher é vista nas sociedades ocidentais, de modo que as conquistas feministas serão ineficazes se o movimento não atentar para estratégias também a níveis micropolíticos.
A Tentação de Eva e a Caixa de Pandora: uma análise arquetípica do caso Neymar vs. Najila segundo as primeiras mulheres das mitologias grega e judaico-cristã.
-
DOI: 10.22533/at.ed.21721050711
-
Palavras-chave: Neymar vs. Najila. Estupro. Sistema Penal. Inconsciente coletivo.
-
Keywords: Neymar vs Najila. Rape. Criminal System. Collective unconscious.
-
Abstract:
The present paper intends to analyze the controversial and mediatic case Neymar vs. Najila from the two most widespread myths of Western culture: Pandora's box and the fall of man. The archetypal approach of the characters Eva and Pandora is pertinent from the moment when the macro-level analysis of the criminal system is unable to explain how the case on screen unfolded - a form that is often repeated in most cases in which a woman seeks the criminal system to report a case of a rape. The hypothesis sought is that, despite the laws’ several progressive reforms, conquered by the mobilization of the feminist movement, archaic patterns of femininity continue to permeate the collective unconscious, dictating the way women are viewed in Western societies, so feminist achievements will be ineffective if the movement does not focus on strategies at micropolitical levels as well.
-
Número de páginas: 21
- Sabrina Lasevitch Menezes