Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros

“A RELAÇÃO ENTRE “AMIGOS E NÃO AMIGOS” DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA NARRATIVA DA MÃE”

É peculiar da criança com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) possuir dificuldades de criar vínculos e manter relações de amizade. Este trabalho apresenta um estudo de caso a partir da narrativa da mãe, referente a amizade na infância como parte fundamental no desenvolvimento cognitivo e social, bem como, promotora do bem-estar subjetivo, implícito nas relações entre crianças diagnosticadas com TDAH. Inicialmente fora realizado um levantamento de trabalhos acadêmicos na plataforma de busca google scholar; scielo; pepsic; periódicos, utilizando como filtro o período de 2010 e 2019, e a revisão de literatura na Biblioteca do Centro Universitário Uniavan, respeitando as palavras-chave: “relação de amizade”, “infância”, “TDAH” e “desenvolvimento infantil”, no idioma português. O estudo teve como objetivos específicos explorar por meio de revisão bibliográfica a relação de amizade infantil diante do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e analisar os resultados obtidos por meio de um estudo de caso a partir do relato da mãe de uma criança diagnosticada com o transtorno. É de abordagem qualitativa, no qual os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada, com análise de conteúdo. Decorrente da importância da interação social para a formação do sujeito, constatou-se neste artigo que de fato, uma criança que se sente isolada, com pouca participação no meio à qual está inserida, é levada ao empobrecimento das relações sociais ocasionando um freio no desenvolvimento tanto cognitivo quanto emocional, porém não se mostra presente qual a influência da não amizade no desenvolvimento da criança em estudo.

Ler mais

“A RELAÇÃO ENTRE “AMIGOS E NÃO AMIGOS” DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA NARRATIVA DA MÃE”

  • DOI: 10.22533/at.ed.1662315088

  • Palavras-chave: Relação de amizade. Infância. TDAH.

  • Keywords: Friendship Relationship1. Childhood 2. ADHD 3.

  • Abstract:

    It is peculiar for children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) to have difficulties in creating bonds and maintaining friendly relationships. This paper presents a case study from mother´s narrative, referring to childhood friendship as a fundamental part in cognitive and social development, as well as promoting subjective well-being, implicit in the relationships between children diagnosed with ADHD. Initially, a survey of academic works was carried out on the google scholar search platform, scielo; pepsic, periodicals using as a filter the period 2010 and 2019, and the literature review in the Uniavan University Center Library, respecting the keywords: “friendship relationship”, “childhood”, “ADHD” and “child development” in the Portuguese language. The study's specific objectives were to explore through literature review the relationship of child friendship with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and to analyze the results obtained through a case study from the report of the mother of a child diagnosed with the disorder. It is a qualitative approach, in which data were collected through a semi-structured interview with content analysis. Due to the importance of social interaction for the formation of the subject, it was found in this article that, in fact, a child who feels isolated, with little participation in the environment, is led to the impoverishment of social relationships causing a brake on development both cognitive and emotional. However, the influence of non-friendship on the development of the child under study is not explicit.

  • Renata Fernanda Franciozi
Fale conosco Whatsapp