Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A ludicidade como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A ludicidade como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O artigo tem por objetivo investigar como a ludicidade utilizada enquanto prática pedagógica pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O referencial teórico deste estudo é composto por Pinto (2016), Maria Montessori e Almeida (1995) entre outros. Na metodologia é utilizada a abordagem qualitativa da pesquisa, a partir de um levantamento de dados documentais e bibliográficos, assim como, pesquisa exploratória em uma escola de educação infantil do município de Bragança/Pa. Como resultados aponta-se que a utilização da ludicidade como prática pedagógica com alunos autistas ajuda a aprimorar seus conhecimentos, relações sociais, seus talentos e habilidades, para tanto, é necessário qualificação profissional para os docentes, ajuda e incentivo da família e da escola, apoio e compromisso do Estado na construção e implementação de políticas públicas.

Ler mais

A ludicidade como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

  • DOI: 10.22533/at.ed.71520190814

  • Palavras-chave: ludicidade; autismo; inclusão.

  • Keywords: ludicity; autism; Inclusion.

  • Abstract:

    The article aims to investigate how ludicity used as a pedagogical practice may reinforce the teaching-learning process of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The theoretical framework of this study is based on Pinto (2016), Maria Montessori and Almeida (1995) among others. The methodology adopts the qualitative approach of research, from a survey of documental and bibliographic data, as well as an exploratory research in an early childhood school in the municipality of Bragança/PA. As its results, it is pointed out that the use of ludicity as a pedagogical practice with autistic students helps to improve their knowledge, social relations, their talents and abilities. Therefore, it is necessary to promote professional qualification for teachers, help and encouragement from family and school, State support and commitment in the construction and implementation of public policies.

  • Número de páginas: 17

  • Daniele Pereira de Sousa
  • Simone Maria Campelo Machado
  • Degiane da Silva Farias
  • Ana Beatriz Guimarães Quadros
Fale conosco Whatsapp