Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A CONTRIBUIÇÃO DE JOSUÉ DE CASTRO PARA A GEOGRAFIA POLÍTICA E A GEOPOLÍTICA: UMA VISÃO ALTERNATIVA PARA O PENSAMENTO GEOPOLÍTICO TRADICIONAL.

A CONTRIBUIÇÃO DE JOSUÉ DE CASTRO PARA A GEOGRAFIA POLÍTICA E A GEOPOLÍTICA: UMA VISÃO ALTERNATIVA PARA O PENSAMENTO GEOPOLÍTICO TRADICIONAL.

Durante o século XX, a Geografia Política se desenvolveu como base doutrinária para os imperialismos europeus. A geografia universitária brasileira herdou esse pensamento geográfico, principalmente o francês, incluindo as suas características eurocêntricas. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a contribuição de Josué de Castro, a partir de 1940, para desenvolver um pensamento nacional na área, analisando as suas principais obras (em especial Geopolítica da Fome, de 1946), e comparando-as com os principais autores europeus. Tal análise mostrou que Castro refutou as teorias hipócritas e excessivamente descritivas dos europeus, propondo uma teoria que denunciava a herança do colonialismo como causa principal do subdesenvolvimento em grande parte do planeta, numa época em que ainda existiam vastos impérios coloniais. Ele procurou diferenciar, também, os estudos geopolíticos da Geopolitik nazista alemã.

Ler mais

A CONTRIBUIÇÃO DE JOSUÉ DE CASTRO PARA A GEOGRAFIA POLÍTICA E A GEOPOLÍTICA: UMA VISÃO ALTERNATIVA PARA O PENSAMENTO GEOPOLÍTICO TRADICIONAL.

  • DOI: 10.22533/at.ed.3812112054

  • Palavras-chave: Josué de Castro; Geopolítica; Geografia política.

  • Keywords: Josué de Castro; Geopolitics; Political Geography.

  • Abstract:

    During the 20th century, Political Geography developed as a doctrinal basis for European imperialisms. Brazilian university geography inherited this geographic thought, mainly French, including its Eurocentric characteristics. The present work aims to show the contribution of Josué de Castro, from 1940, to develop a national thought in the area, analyzing his main works (in particular Geopolitics of Hunger, from 1946), and comparing them with the main European authors . Such an analysis showed that Castro refuted the hypocritical and excessively descriptive theories of Europeans, proposing a theory that denounced the legacy of colonialism as the main cause of underdevelopment in much of the planet, at a time when vast colonial empires still existed. He sought to differentiate, too, the geopolitical studies of German Nazi Geopolitik.

  • Número de páginas: 15

  • Leandro Ribeiro Mello
  • Gleydson Gonzaga de Lucena
Fale conosco Whatsapp