
Viabilidade tecidular e cuidados à pessoa com ferida: estudos de caso
Publicado em 06 de fevereiro de 2025.
A presença de uma ferida é um fator que condiciona a forma de estar e viver de quem as possui e de todos que estão à sua volta. A pessoa com ferida vive condicionada, ajustando as suas atividades de vida diária, as suas funções
profissionais e a interação familiar e social. Muitas vezes, tende a isolar-se, para que o que a incomoda a si, não perturbe os demais.
Além de todo o impacto psicológico, social e familiar, o impacto económico para a pessoa e para o sistema de saúde é relevante, quer através dos custos diretos associados aos tratamentos que consomem uma percentagem significativa do orçamento destinado à saúde, quer através dos custos indiretos pelas taxas de absentismo ou pelas incapacidades que podem ser permanentes.
É cada vez mais evidente que não é só a ferida que requer cuidados diferenciados, mas sim a pessoa como um todo e sua família, com uma abordagem holística e estruturada. A prestação de cuidados a estas pessoas não deve ser vista como um ato isolado, mas sim decorrente de um plano terapêutico, cuja responsabilidade deverá ser compartilhada por uma equipa, dependendo esta, da situação individual do beneficiário de cuidados e dos objetivos que se pretendem alcançar.
Neste sentido, e de forma a conseguir dar resposta às necessidades formativas avançadas dos profissionais de saúde, a Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA) promoveu o 1º Curso de Especialização em Viabilidade Tecidular e Cuidados à Pessoa com Ferida. Neste âmbito, foram realizados pelos estudantes vários trabalhos, integrados nas unidades curriculares do plano de estudos, sendo os estudos de caso aqui apresentados um exemplo dessa produção científica desenvolvida em contexto académico. A responsabilidade pelo seu conteúdo e estrutura, é dos próprios autores.
Agradecemos aos autores dos vários estudos de caso que integram esta publicação, que, com o seu esforço e dedicação, tornaram possível a concretização desta publicação. Para os leitores, desejamos uma leitura enriquecedora e inspiradora que os motive a investigar e a aplicar os conhecimentos baseados em casos clínicos, suportados pela melhor evidência, questionando constantemente o estado atual da arte, o que irá contribuir para a sua evolução.
João Lindo Simões
Alexandre Rodrigues
Pedro Sardo
Viabilidade tecidular e cuidados à pessoa com ferida: estudos de caso
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.138250502
-
ISBN: 978-65-258-3113-8
-
Palavras-chave: 1. Tratamento de ferimentos e lesões. I. Simões, João Filipe F. Lindo (Organizador). II. Rodrigues, Alexandre Marques (Organizador). III. Sardo, Pedro Miguel Garcez (Organizador). IV. Título.
-
Ano: 2025
-
Número de páginas: 97
- Ana Rita Martins Costa
- Beatriz Fernandes Oliveira
- Carlinda Muriel da Silva Fernandes
- Carlos Emanuel Sores Ferreira
- Catarina Valadares de Sousa Correia Chaves
- Cristiana Filipa de Pinho Oliveira
- Cristina Maria Sá Gonçalves Lau
- Débora Vanessa Rocha da Silva
- Filipa Alexandra Reis Neves
- Inês Margarida de São Bento Coelho
- Inês Tavares Rebimbas Guerreiro
- João Filipe Fernandes Lindo Simões
- Lúcia Maria Ramos Ladeira
- Manuela Andreia Corga Estanqueiro
- Maria de Jesus Lopes Alves de Melo
- Maria Elisabete Gaspar Valente Vinhas
- Maria João Lopes de Oliveira
- Maria José Carvalho Guedes
- Paula Isabel Moura Pena
- Valentina Pereira Soares
- Viviana Isabel da Mata Gonçalves Pinto
Artigos
- ABORDAGEM DA LESÃO TRAUMÁTICA COM TERAPIA COMPRESSIVA NA PESSOA HIPOCOAGULADA COM INSUFICIÊNCIA VENOSA: ESTUDO DE CASO
- ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR À PESSOA COM ESFACELO GRAVE DA MÃO: ESTUDO DE CASO
- CONTROLO DA INFEÇÃO ASSOCIADA A DEISCÊNCIA DE FERIDA CIRÚRGICA PERIESTOMAL: ESTUDO DE CASO
- CUIDAR DA PESSOA OU CUIDAR DA FERIDA? ASPETOS ÉTICOS NO TRATAMENTO DE FERIDAS: ESTUDO DE CASO
- INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NA ADESÃO AO REGIME TERAPÊU- TICO NA PESSOA COM ÚLCERA DE PÉ DIABÉTICO: ESTUDO DE CASO
- PREVENÇÃO DA DEISCÊNCIA DA FERIDA CIRÚRGICA COM TERAPIA POR PRESSÃO NEGATIVA INCISIONAL: ESTUDO DE CASO NA CIRURGIA PLÁSTICA
- CUIDADOS DE ENFERMAGEM À PESSOA COM LESÃO POR PRESSÃO CATEGORIA IV EM CONTEXTO DOMICILIÁRIO: ESTUDO DE CASO