Unidade de emergência e o trabalho de enfermagem com qualidade de vida
Publicado em 26 de abril de 2024.
Não há como dissociar vida e trabalho, uma vez que passamos cerca de um terço do dia em nosso emprego. Desse modo, podemos observar a ação do trabalho na nossa qualidade de vida, e a relação entre qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho, que se constroem mutuamente. Este estudo tem por objetivo verificar os fatores determinantes e condicionantes para a qualidade de vida no trabalho de enfermagem em Unidade de Emergência, com a finalidade de auxiliar esses profissionais na resolução dos problemas sociais e administrativos enfrentados no ambiente de trabalho. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada através de uma abordagem qualitativa e, mediante exame da literatura científica, levantamento e análise do que já se produziu sobre o tema, demonstramos
que a realização pessoal/profissional, a estrutura e o clima organizacional e as relações humanas no trabalho, são elementos que uma vez reconhecida sua importância, proporcionam subsídios para o desenvolvimento de um trabalho de enfermagem mais humano e compensador, em um ambiente de trabalho saudável e conseqüentemente a qualidade do e no trabalho. Esperamos, com este estudo, contribuir para a discussão quanto à necessidade de uma qualidade de vida no trabalho para se alcançar a qualidade da assistência em saúde.
Unidade de emergência e o trabalho de enfermagem com qualidade de vida
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.997242604
-
ISBN: 978-65-258-2399-7
-
Palavras-chave: 1. Enfermagem. 2. Qualidade de vida no trabalho. 3. Assistência em saúde. I. Cavalcante, Adriana Souza Ribeiro. II. Santos, Suimara. III. Chassot, Maicon D aniel. IV. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 36