Uma Introdução à Análise de Investimentos em Ativos do Tesouro Direto
Talvez um dos momentos mais inquietantes na preparação do plano de curso da disciplina a ser ministrada no semestre letivo é a definição do modo de ensino e simultaneamente o material que subsidiará a aprendizagem.
Quase sempre a maneira de ensinar vincula diretamente com o estado de possibilidades de cada discente constituinte da turma. No entanto, os artefatos que reforçarão os insights decorrentes das aulas programadas requerem sua explicitação no plano de curso.
O livro em mãos, aqui materializado, foi resultado do processo de ensino aprendizagem de apenas um tópico do conteúdo da disciplina, Análise de Investimentos.
A forma como seria conduzida o assunto não seria desconexo da realidade em que tais ativos são inseridos. A mídia especializada no formato físico e on line se configurariam como principal estratégia de reforço da relação prática-teoria por meio da concepção de questões discursivas, questões fechadas do tipo somatório e/ou de múltipla escolha, sempre com intuito de obter a compreensão do texto e seus acessórios literários (figuras, gráficos, fotos e charges).
Como se tratava de apenas um tópico, este deveria ser claro, inteligível e sucinto daí a razão da natureza introdutória que o presente livro imprime.
No entanto, no processo de escolha dos objetos bibliográficos observava que o teor abordado não esclarecia elementos técnicos conceituais atinentes ao mecanismo de operacionalização e negociação dos diferentes títulos públicos ofertados pelo Tesouro Nacional. Se disponibilizava as explicações das características de cada papel e excessivamente, os procedimentos de cálculos, sem ater no aspecto conceitual de variáveis envolvidas na operação.
A concepção do livro contempla de forma modesta a instrumentalização dos termos técnicos não só no ato de cálculo quantitativo, mas também de um contexto analítico.
Neste sentido a obra foi estruturada em quatro capítulos, em que no primeiro reúne os elementos teóricos que edificam conceitualmente os ativos financeiros que geram renda fixa. Ao familiarizar o leitor-discente neste capítulo, com termos técnicos, abordagem quantitativa e gráfica insere a essência do livro no capítulo 2, focando os títulos públicos. Aqui traceja-se a razão da existência de tais títulos no mundo financeiro, o seu funcionamento, seus diferentes títulos e aspectos característicos para então consolidar os procedimentos quantitativos.
O capítulo 3 ilustra a realidade com base na captura do teor da mídia impressa especializada e no capítulo 4 uma espécie de exercícios de auto avaliação, conduzindo o leitor a uma revisão de forma a permiti-lo às dúvidas, reflexões e a sua própria teorização de forma a convergir a uma “síntese” provisória que para o deleite do professor, no papel de mediador da aprendizagem, seria o ápice de todo esforço aqui delineado, a compreensão.
Francisco Isidro Pereira
Uma Introdução à Análise de Investimentos em Ativos do Tesouro Direto
-
DOI: 10.22533/at.ed.375200910
-
ISBN: 978-65-5706-437-5
-
Palavras-chave: 1. Investimentos. 2. Finanças. 3. Tesouro Direto. I.Título.
-
Ano: 2020