Uma base de conhecimentos para ensinar estatística nos anos iniciais do ensino fundamental
Publicado em 30 de junho de 2022.
Pensar sobre os conhecimentos específicos necessários para ensinar estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental é complexo e demanda reflexões sobre o processo educativo como um todo. A educação escolarizada da criança precisa ser realizada considerando-se seus aspectos psicológicos, cognitivos, culturais e sociais, isso quer dizer que é preciso uma visão holística da criança e de como ela aprende, se relaciona com o mundo a sua volta e de como é esse mundo. Ainda, é preciso uma visão ampla do papel da escola no contexto em que se insere. Então não se trata apenas de pensar em conteúdos e na didática, antes, é necessária uma visão de por que ensinar estatística é importante e de como esse ensino pode ser articulado com as questões da realidade da criança e de seu entorno.
Ensinar estatística não é apenas obrigação e está longe de ser mera reprodução do que está proposto na base nacional que rege as propostas pedagógicas e curriculares dos estados, municípios e redes de ensino. A criança precisa vivenciar situações nas quais tenha a oportunidade de analisar e pensar criticamente sobre seu contexto. Assim, é preciso que o ensino seja capaz de apoiar a aprendizagem, no sentido de que tenha significado para a aplicação dos saberes na prática cotidiana.
Todavia, coletar, organizar, ler, interpretar e analisar informações com base em dados não são tarefas simples e corriqueiras, pois demandam processos cognitivos complexos. Destarte, ensinar estatística, também, não é um processo natural, no qual o professor simplesmente vai ao quadro e desenha uma tabela e as crianças olham, fazem a leitura e tudo está perfeito. Para que o ensino e a aprendizagem se efetivem, o professor carece de formação e esta precisa contemplar conhecimentos específicos da área e sua didática.
Neste sentido, este caderno de orientações, fruto da tese de doutorado “Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: base de conhecimento no ensino da estatística”, tem o intuito de esboçar os conhecimentos necessários para o ensino de estatística e de sugerir processos e práticas de formação que podem contribuir para a aprendizagem do professor, seguindo as concepções e anseios de professores atuantes nos anos iniciais e de pesquisadores em Educação Estatística.
Uma base de conhecimentos para ensinar estatística nos anos iniciais do ensino fundamental
-
DOI: 10.22533/at.ed.524222906
-
ISBN: 978-65-258-0352-4
-
Palavras-chave: 1. Ensino fundamental – didática. 2. Conhecimento. 3. Estatística. 4. Anos iniciais. I. Dias, Cristiane de Fatima Budek. II. Santos Junior, Guataçara dos. III. Mesquita, Cristina. IV. Título.
-
Ano: 2022