Transição agroecológica: experiências, fundamentos e métodos para a ampliação de escala da agroecologia
Publicado em 13 de setembro de 2024.
Este livro intitulado “Transição Agroecológica: experiências, fundamentos e métodos para a ampliação de escala da Agroecologia” é fruto de um processo formativo reflexivo e de construção do conhecimento agroecológico gestado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e desenvolvimento Territorial (PPGADT) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), especialmente na disciplina “Transição Agroecológica e Sistemas Agroalimentares”.
Os processos de transição agroecológica perpassam diversas dimensões como a ecológico-produtiva, socioeconômica, ambiental, dentre outras em diferentes escalas que perpassam desde o agroecossistemas nos locais de produção, nas propriedades, comunidades territórios até à escala global. Considerar as diferentes trajetórias e constituições dos processos e contextos históricos também são elementos importantes na análise e compreensão de experiências e das diversas dinâmicas da transição.
Os desafios atuais para suprir as necessidades alimentares da humanidade e preservação dos bens comuns e recursos naturais tem levado as comunidades e iniciativas em escalas locais, territoriais e internacionais a construírem conhecimentos e se organizarem social, econômica e politicamente para tal enfrentamento. Neste sentido, têm sido mobiliados saberes ancestrais, conhecimentos científicos, agentes econômicos, movimentos e atores sociais para transformação dos sistemas agroalimentares em bases sustentáveis dada a natureza interdisciplinar da Agroecologia em sua constituição prática, científica e enquanto movimento social.
Nesse contexto, o propósito deste livro, constituído por oito capítulos, é dar visibilidade as discussões atuais e experiências pertinentes ao tema da transição agroecológica. Tais discussões estão dispostas em três diferentes eixos temáticos, quais sejam i. Historicidade, fundamentos e métodos de avaliação da transição; ii. Experiências de transição em diferente contextos e abordagens; e iii. Agroecologia e transição na agenda nacional e internacional: discursos, iniciativas e políticas públicas.
O eixo temático (i) do livro se propõe a discutir algumas questões teóricas e metodológicas relacionadas ao processo de transição agroecológica. Nele, o capítulo I aborda aspectos histórico, conceitos e dimensões da agroecologia em suas relações com a transição agroecológica. O capítulo II traz uma análise atualizada sobre aspectos metodológicos de avaliação da transição agroecológica com destaque para a análise de métodos atualmente propostos para avaliação e análise desta.
O eixo temático (ii) é constituído por três capítulos e envolve a análise de experiências em diferentes abordagens pertinentes à temática da transição agroecológica. A primeira experiência apresentada (capítulo III) apresenta e analisa a experiência da COOPERBIO que produz uma análise da transição agroecológica do convencional para o café orgânico/biodinâmico na Chapada Diamantina no estado Bahia. A segunda experiência apresentada (Capítulo IV) perpassa pelo resgate da cultura do algodão por meio da proposta da proposta da agroecologia e certificação orgânica participativa promovendo a transição mediada pela assessoria técnica de organizações da sociedade civil do campo agroecológico. Por fim, a terceira experiência apresentada (Capítulo V) destaca uma pesquisa envolvendo a análise de experiências em que as redes sociais se constituíram em ferramentas para divulgação de informações, conhecimentos e da própria experiência de transição e agroecologia, destacadamente com o propósito de promover engajamento digital e implicações para os processos de comercialização conexão com os consumidores.
Por fim, o eixo temático (iii) é constituído por três capítulos pertinentes a ampliação de escalas (scalling up) da agroecologia por meio de uma análise de temáticas e abordagens com os processos de transição agroecológica nos sistemas agroalimentares em escalas nacional e internacional em suas interfaces ambiental, movimentos sociais, soberania e segurança alimentar. Assim, capítulo VI (primeiro deste eixo) faz reflexões sobre educação ambiental e, dentre outras questões, estabelece conexões entre educação ambiental, agroecologia e ODS. No capítulo VII faz-se uma reflexão sobre o protagonismo da Via Campesina enquanto representação dos camponeses do mundo pautando a Agroecologia, Soberania e Segurança Alimentar junto a organismos internacionais com destaque para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAO no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU). Fechando as discussões, o último capítulo (VIII) trata do papel da Agroecologia no enfrentamento da fome como estratégia global por meio das estratégias da ONU e do ODS “Fome Zero e Agricultura Sustentável” em suas proposições recentes de estabelecimento de elementos da Agroecologia para promoção de sistemas agrícolas sustentáveis orientados pelos princípios da Agroecologia.
Fica aqui o nosso convite à leitura deste livro que, representa a soma de esforços coletivos pela reflexão contextualizada e crítica dos processos de transição agroecológica a partir do PPGADT. Esperamos que este aponte caminhos, problematize e inspire a emergência de outras reflexões que, potencializem a ampliação de escala da agroecologia em suas diferentes dimensões e escalas.
Helder Ribeiro Freitas
Cristiane Moraes Marinho
Transição agroecológica: experiências, fundamentos e métodos para a ampliação de escala da agroecologia
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.565241209
-
ISBN: 978-65-258-2856-5
-
Palavras-chave: 1. Agroecologia. I. Conceição, Adriana Martins da Silva Bastos (Organizadora). II. Filho, Hesler Piedade Caffé (Organizador). III. Silva, Deivid Gomes Barbosa da (Organizador). IV. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 180
- Adriana Martins da Silva Bastos Conceição
- Clécia Simone Gonçalves Rosa Pacheco
- Clélio Vilanova
- Cristiane Moraes Marinho
- Cristiane Moraes Marinho –
- Cristiane Moraes Marinho,
- Cristiane Nascimento Santos
- Deivid Gomes Barbosa da Silva
- Elijalma Augusto Beserra,
- Eva Mônica Sarmento da Silva,
- Francisco Ricardo Duarte
- Gilmar dos Santos Andrade
- Helder Ribeiro Freitas
- Helder Ribeiro Freitas,
- Hesler Piedade Caffé Filho
- José Alves de Siqueira Filho
- Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira
- Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira,
- Luciana Souza de Oliveira
- Marcia Bento Moreira
- Maria Célia da Silva Lima
- Maria Jaciane de Almeida Campelo,
Artigos
- A agroecologia na Via Campesina: articulando experiências, práticas e construindo enfrentamentos nos organismos internacionais sobre agroecologia, soberania alimentar e direito dos camponeses
- OS AVANÇOS HISTÓRICOS DA TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA NA TRÍADE SOCIAL, POLÍTICA E AMBIENTAL
- O PAPEL ATRIBUÍDO À AGROECOLOGIA DIANTE DO OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL “FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL”
- AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE MÉTODOS
- A AGROECOLOGIA COMO INSTRUMENTO DE RESGATE DA CULTURA DO ALGODÃO - O CASO DO ASSENTAMENTO PA NÉ´LARANJEIRA
- Contribuição da Educação Ambiental para ampliação da Agroecologia: conexões histórias gerando forças impulsionadoras no contexto urbano.
- AS REDES SOCIAIS COMO ALIADAS AO PROCESSO DE TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA
- CAFÉS DA CHAPADA: Do convencional ao sistema de produção agroecológico certificado, uma análise da experiência da COOPERBIO