Ebook - Teoria de enfermagem de reabilitação para o bem-viverAtena Editora

E-book

1. Enfermagem. I. Schoeller, Soraia Dornelles. II. Título.

Livros
capa do ebook Teoria de enfermagem de reabilitação para o bem-viver

Teoria de enfermagem de reabilitação para o bem-viver

A Enfermagem de Reabilitação tem centrado a sua perspetiva disciplinar em vários modelos e teorias, consoante o foco de atenção às respostas humanas, decorrentes das diferentes transições, especialmente das que resultam ou agravam situações de incapacidade, dependência, diminuição da capacidade funcional, perda de funcionalidade e de qualidade de vida.
Independentemente da perspetiva disciplinar permeada pelo conhecimento específico da disciplina os profissionais almejam, com a sua intervenção, isoladamente ou integrados em equipas transdisciplinares, melhorar a função, maximizar o potencial funcional e a independência, contribuindo para que estas pessoas mantenham a possibilidade de um ‘Bem-Viver’.
A Teoria de Enfermagem de Reabilitação para o Bem-Viver, apresentada pelas autoras nesta obra de grande valor científico e societal, propõe ‘uma abordagem ampliada do cuidado, que valoriza o contexto, a subjetividade e a singularidade de cada pessoa’. Corroborando esta afirmação e reforçando que a intervenção de enfermagem de reabilitação deve ter como meta criar condições e possibilidades para o Bem-Viver, não posso deixar de notar e valorizar que esta perspetiva teóricofilosófica afasta-nos, definitivamente, do modelo biomédico, centrado na intervenção e execução dos profissionais, relançando a discussão em torno do papel destes especialistas como educadores, advogados e provedores dos direitos, líderes de equipas, dinamizadores dos recursos existentes, participantes ativos na construção de comunidades mais felizes e sustentáveis, ativos na proposta e participação em políticas públicas e na investigação.
É de salutar a preocupação para que esta Teoria de Enfermagem de Reabilitação possa e deva ser, nas palavras das autoras, um ‘instrumento para pensar e refletir uma prática de enfermagem de reabilitação com finalidade a autorrealização das pessoas envolvidas nesse processo, sendo possível pensar nas práticas nos mais diversos ambientes, constituições familiares, sociedades políticas e processos de viver.’
Pelo supracitado e conhecimento pleno do conteúdo deste livro, atrevo-me a afirmar que estamos perante uma mudança paradigmática sobre a representação dos cuidados de enfermagem de reabilitação, com valorização da participação plena do cidadão no processo de reabilitação e reconhecimento da intersubjetividade associada, abrindo uma janela de oportunidades para a reconstrução da pessoa em reabilitação, facilitando ‘a sua participação social através do reconhecimento de sua diversidade e unicidade em todas as relações intersubjetivas.? Esta ruptura, promovida pela teoria, amplia os limites da disciplina, trazendo novos desafios para a clínica, formação e investigação.
A abertura e a complexidade desta teoria é um repto para a discussão de como pode ser usada na investigação para promover uma melhor compreensão da natureza dos cuidados de enfermagem de reabilitação, suportar novas intervenções e construir conhecimento específico para a clínica dos enfermeiros de reabilitação para que todos possamos ser facilitadores de um Bem-Viver.

Cristina Lavareda Baixinho
Professora-Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Doutora em Enfermagem. Mestre em Saúde Escolar. Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Investigadora no Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR). Áreas de Investigação: Gestão do Risco de Queda em idosos residentes em estruturas residenciais para idosos e na comunidade; transição do hospital para a comunidade; Prática Simulada; Prevenção de Lesões músculo-esqueléticas nos enfermeiros especialistas. Editora da Anna Nery Revista de Enfermagem. Membro da Comissão Científica do CIAIQ e WCQR.

Ler mais

Teoria de enfermagem de reabilitação para o bem-viver

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.543251610

  • ISBN: 978-65-258-3754-3

  • Palavras-chave: 1. Enfermagem. I. Schoeller, Soraia Dornelles. II. Título.

  • Ano: 2025

  • Número de páginas: 236

Fale conosco Whatsapp