Sustentabilidade de Empreendimentos Habitacionais Populares: Desenvolvimento de uma Ferramenta de Análise
O setor da construção civil, conservador por natureza, movido por incentivos públicos, financiamentos facilitados e pelo bom desempenho da economia, com o crescimento de renda, viu-se pressionado a mudar seus procedimentos e modernizarse. O mercado crescente aumentou o número de concorrentes, contando, inclusive, com a participação de estrangeiros.
Na medida em que esse negócio tornou-se mais concorrido, valores até então negligenciados, como qualidade, prazos, uso de tecnologias, garantias, respeito ao ambiente e ao trabalhador passaram a ser relevantes como vantagens competitivas.
O cliente, por sua vez, passou a dispor de opções de produtos e serviços, que em quantidade e variedade possibilitavam comparações, aumentando o grau de exigências sobre as empresas. Diante dos novos desafios, as empresas com destaque e desejo de permanecer no mercado, adotaram novas posturas, implicando em profundas mudanças.
As empresas do setor, de um modo geral, buscam a eficiência no seu processo de produção para tornarem-se competitivas, por meio da implantação de ações para reduzir custos, sem negligenciar a qualidade, a segurança e o meio ambiente de modo sustentável. A redução nos custos de produção passou a ser importante para as construtoras, que implementaram a racionalização, a redução de desperdício, não somente pela ótica financeira, mas também por questões de sustentabilidade.
A sustentabilidade é, muitas vezes, descrita em termos de dimensões ambiental, econômica e social. No entanto, uma área de sustentabilidade social (humana), particularmente aplicável à construção civil, conforme Gatti et al. (2012), é a da segurança do trabalhador e seu bem estar dentro de suas atividades diárias que devem ser proporcionados pela indústria.
Esses fatos começam a mudar a participação privada e pública, em programas habitacionais e outros de grandes obras, em que a tecnologia está presente e aliada a processos sustentáveis.
Sustentabilidade de Empreendimentos Habitacionais Populares: Desenvolvimento de uma Ferramenta de Análise
-
DOI: 10. 22533/at.ed.899180705
-
ISBN: 978-85-93243-89-9
-
Palavras-chave: 1. Desenvolvimento sustentável. 2. Habitação – Aspectos ambientais. 3. Indústria de construção civil – Brasil.
-
Ano: 2018