Série Atlas Municipais: Atlas Geoambiental de São Francisco de Assis
O Laboratório de Geologia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria (LAGEOLAM – UFSM) vem desenvolvendo uma série de Atlas Geoambientais dos municípios do centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul estabelecendo um trabalho de extensão a partir das parcerias com prefeituras e escolas municipais, que poderão usufruir do material construído tanto para fins de planejamento, como para a educação básica.
A construção do Atlas Geoambiental municipal é resultado do trabalho coletivo de zoneamentos, desenvolvidos durante os últimos anos pelo grupo de Pesquisa do Laboratório de Geologia Ambiental do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria, com apoio financeiro da FAPERGS, UFSM/FIEX e CNPq.
Os trabalhos de zoneamento geoambientais consistem na análise unificada do espaço geográfico, através de conceitos e métodos que procuram integrar sociedade e natureza que se desenvolve por meio da abordagem sistêmica da Paisagem. O Atlas desenvolvido apresenta uma abordagem típica da cartografia geoambiental, que por meio de mapas temáticos, fotografias, tabelas e gráficos, sintetiza informações sobre o município como dados socioeconômicos, histórico, localização, aspectos da hidrografia local, relevo, geologia, solos, clima etc.
A partir dessa compilação de informações ilustrada, tem-se um material que sintetiza e correlaciona atributos de determinada área. O atlas busca proporcionar a difusão dos conhecimentos sobre a perspectiva da análise do lugar em que vivemos e suas inúmeras relações que podem estar estabelecidas entre a interface homem e natureza. Dessa forma, o atlas se mostra um instrumento didático uma vez que informações sobrepostas, analisadas e relacionadas entre si, permitem melhor entendimento do lugar.
A definição do termo Geoambiental está baseado na divisão de áreas em classes de terrenos hierarquizados a partir de características gerais, conforme Herrmann (2004), Trentin e Robaina (2005) e Robaina et al. (2009) para a definição das unidades Geoambientais, faz-se necessário o reconhecimento dos componentes naturais e das ações antrópicas. Portanto, como objetivo principal da construção do Atlas é proporcionar de forma pedagógica uma leitura das diferentes paisagens do município, a partir dos diferentes temas estudados.
Série Atlas Municipais: Atlas Geoambiental de São Francisco de Assis
-
DOI: 10.22533/at.ed.970212701
-
ISBN: 978-65-5706-797-0
-
Palavras-chave: 1. Atlas Geográfico. 2. Mapas. 3. Mapeamento Geoambiental. I. Robaina, Luís Eduardo de Souza. II. Trentin, Romario. III. Cristo, Sandro Sidnei Vargas de. IV. Título.
-
Ano: 2021