Roteiro experimental para atividades observacionais em astronomia
Publicado em 02 de agosto de 2024.
Prezado(a) Professor(a), este roteiro de atividades constitui o Produto Educacional resultante da dissertação de mestrado intitulada “AS OBSERVAÇÕES ASTRONÔMICAS DE GALILEU GALILEI E SUA INSERÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA”, desenvolvida no Programa de Mestrado em Ensino de Astronomia da Universidade Estadual de Feira de Santana – MPASTRO (UEFS).
Durante o período de pesquisa investiguei o grau de inserção do trabalho astronômico desenvolvido por Galileu no Ensino, além de realizar outras atividades, como, por exemplo, o registro em imagens, por meio de telescópio, da Lua, de Saturno, de Júpiter e seus satélites, entre outros astros, como etapa de revisitação das observações astronômicas do cientista italiano.
No entanto, a experiência nos mostra que tópicos relacionados com a Histórica da Ciência são negligenciados durante o Ensino, sendo isto ratificado em artigos científicos como o de Hidalgo et. al. (2018) e Beltran, Rodrigues e Ortiz (2011) que sinalizam para a problemática da inserção deste tópico no Ensino de Ciências. Dentre os diversos tópicos de História da Ciência que podem ser estudados, o desenvolvimento da luneta telescópica, e as descobertas decorrentes de uso por Galileu Galilei, representam grande valor para o desenvolvimento da Ciência.
Motivado pela verificação, durante o desenvolvimento da pesquisa, da baixa presença do trabalho astronômico de Galileu nos livros didáticos, projetos pedagógicos nos cursos de Licenciatura em Física, artigos científicos da área e, no discurso de futuros professores, e ciente da relevância de suas descobertas, assim como do uso da luneta telescópica para a Astronomia, desenvolvemos este roteiro de atividades experimentais e observacionais, tendo como suporte os documentos oficiais, como a BNCC, que sugerem a inserção dos conteúdos de Astronomia desde o Ensino Fundamental, e pesquisas na área da educação em astronomia que revelam a importância das observações do céu e de atividades práticas para o ensino de ciências.
Neste roteiro você encontrará a proposta de 5 atividades observacionais e/ou experimentais, simples e de baixo custo. Todas elas possuem a temática observacional e progridem de observações realizada a olho nu e com o auxílio do software Stellarium¹, a observações realizadas com o auxílio de instrumento. Os capítulos estão dispostos na seguinte ordem:
Capítulo 1 – Movimento Diurno do Sol;
Capítulo 2 – Reconhecimento do Céu;
Capítulo 3 – Trajetória de Marte;
Capítulo 4 – Utilizando o Quadrante;
Capítulo 5 – Luneta Telescópica.
No Capítulo 1 para realizar o estudo do movimento do Sol, propomos a construção de um gnômon e de um relógio de Sol de Difração; no Capítulo 2, é proposto uma atividade de reconhecimento do céu, realizada a olho nu e com o auxílio do software de simulação Stellarium; no Capítulo 3, com o auxílio do mesmo software, analisamos movimento retrógrado de Marte enquanto observado da Terra; no Capítulo 4 é proposta a construção de uma ferramenta astronômica, o quadrante; no Capítulo 4; por fim, no Capítulo 5 propomos a construção de uma luneta telescópica, com a qual o estudante será capaz de repetir as observações astronômicas realizadas por Galileu Galilei.
Por fim, este roteiro de atividades, no formato em que está colocado, ajudará o estudante a compreender a dinâmica observacional e os conceitos envolvidos, e representa uma estratégia pedagógica para a introdução da observação astronômica durante o Ensino, conforme proposto pela BNCC, bem como a contextualização sobre o desenvolvimento da Astronomia a partir do desenvolvimento de suas ferramentas ao longo dos séculos.
Diante deste cenário de pós-verdade no qual vivemos, é indispensável que o conhecimento científico seja promovido e que lacunas sejam sanadas de modo a promover o real entendimento da realidade física. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo promover o estudo observacional, a partir das 5 atividades propostas, e a partir dos conhecimentos gerados contribuir para a reversão deste cenário sombrio.
A gradação das atividades (vide Quadro 01) na ordem disposta possuí o objetivo de introduzir os conceitos básicos necessários à observação astronômica. Em cada ação novos tópicos são tratados e novos conhecimentos são adquiridos pelos estudantes, o que os ajudarão a compreender a dinâmica observacional e os conceitos envolvidos que estão estritamente relacionados com os assuntos discutidos em sala de aula.
Essa ausência, aliada a uma série de outros problemas educacionais, acarretam um cenário favorável ao surgimento de teorias e conceitos errôneos sobre a natureza, como é o caso, por exemplo, da teoria da Terra plana, que exemplifica o momento atual de proliferação de teorias pseudocientíficas.
Esperamos que este roteiro de atividades simples e de baixo custo, sirva para contextualizar as descobertas astronômicas de Galileu Galilei, bem como as consequências que estas tiveram para a disputa entre os modelos Geocêntrico e Heliocêntrico de explicação do Universo. Esta temática poderá ser abordada pelo professor de Física do ensino médio assim como nos cursos superiores de Licenciatura em Física, visto que estas discussões estão presentes em ambas as categorias de ensino. Estas atividades são a síntese de uma série de etapas da dissertação, incluindo etapas de registro de imagens por meio de telescópio (Fig. 01), que culminaram neste produto educacional.
Figura 01 – Saturno
Fonte: Produzido pelo autor
¹ Esta pesquisa fez pesquisa fez uso do planetário Stellarium. Ele é disponibilizado gratuitamente para download no endereço eletrônico: <https://stellarium.org/pt/.>.
Roteiro experimental para atividades observacionais em astronomia
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.643241907
-
ISBN: 978-65-258-2764-3
-
Palavras-chave: 1. Astronomia observacional. 2. Sol. 3. Marte (Planeta). I. Freire, Afonso Holanda de Freitas. II. Pereira, Marildo G. III. Hohenfeld, Dielson P. IV. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 58