Reflexões sobre a educação matemática
Publicado em 02 de setembro de 2022.
É com muita alegria e satisfação que temos o privilégio de realizar um pequeno prefácio dessa obra de grande relevância para todos àqueles que militam na causa da educação, mais especificamente na educação matemática, resultado do trabalho sério e competente de alunos, professores e pesquisadores das mais variadas áreas de todo o Brasil, porém que tem como cerne de suas reflexões a Educação Matemática.
A formação de professores para atuar na Educação Básica não é uma tarefa fácil, e, nesse sentido, destacamos a importância dessa obra, pois ao tratar a temática da Educação Matemática, por meio dos mais variados prismas, permite ao leitor encontrar um subsídio excepcional para refletir sobre o papel docente nesta área tão fundamental para o país.
Sabemos os problemas que a carreira docente passa nestes últimos anos, porém sabemos também da importância da educação e do papel do professor em uma sociedade cada vez mais desenvolvida e carente de bons profissionais nesta área. Em outubro de 2008, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em pronunciamento conjunto por ocasião do Dia Internacional do Professor, revelaram preocupação com a valorização do magistério e com a falta de interesse dos jovens por essa profissão. Tem sido divulgada não só a queda na demanda pelas licenciaturas e no número de formandos, mas também a mudança de perfil do público que busca a docência. O que faremos e o que está começando aqui é buscar alternativas para tornar a carreira de professor mais atrativa (GATTI et al, 2008; GATTI E BARRETTO, 2009). Já se passaram anos desde que as organizações internacionais demonstraram essa preocupação, e, no entanto, as situações educacionais ainda parecem inalteradas. É por isso que essa obra é de extrema relevância, pois ao abordar, por meio de inúmeros artigos a Reflexão Matemática, induz o público leitor a pensar sobre sua importância e com isso atrair jovens para a formação de professores, melhorando a educação.
O problema da atratividade da carreira não é um fenômeno nacional. Até mesmo os países que não registram problemas de escassez de docentes manifestam preocupação em atrair bons profissionais. A Finlândia, por exemplo, país que se destaca pelos excelentes resultados no sistema educativo e pela valorização da profissão docente pela sociedade, tem se preocupado em tornar a carreira docente mais atrativa. Diante desse cenário em que a docência vem deixando de ser uma opção profissional procurada pelos jovens, é necessário considerar o problema e discutir que fatores interferem nesse posicionamento e porque tem decrescido a demanda pelas carreiras docentes, especialmente na educação básica. A questão é importante porque o desenvolvimento social e econômico depende da qualidade da escolarização básica, ainda mais na emergência da chamada sociedade
do conhecimento. Em outras palavras, esse desenvolvimento depende, portanto, dos professores no seu trabalho com as crianças e jovens nas escolas.
Neste sentido, as contribuições dessa obra para a reflexão educacional são extraordinárias na medida em que traz um aporte indispensável para a compreensão da importância da Matemática no nosso cotidiano. Ao apresentar artigos de forma multidisciplinar, porém todos convergindo com a Educação Matemática, evidencia sua atualidade e sua necessidade para a sociedade. São dezenas de artigos reunidos e uma grande quantidade de pesquisadores que nos brindam com temas que vão desde a matemática computacional, passando pela alfabetização matemática, pelas resoluções de problemas, pela matemática financeira, também pelas metodologias ativas, além da formação docente em matemática e refletindo sobre temas atualíssimos como os jogos digitais e a educação matemática remota, resultado do período pandêmico em que vivemos.
Por isso, esta obra intitulada REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA chega em boa hora e nos traz um grande alento, por meio de relatos de experiências permeados por uma enorme esperança que evidencia ainda mais a importância imprescindível da multiplicidade dos saberes teóricos e práticos envolvidos na atuação docente na área de matemática, sobretudo em mundo caracterizado pela contínua globalização cultural e econômica. Com efeito, este livro renova nossas motivações para propor, desenvolver e concretizar propostas referentes à formação de professores mais significativas e, assim, mais próximas da realidade brasileira.
Cabe ressaltar que publicações como esta têm como missão, além de divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas nas Universidades, fomentar a criação de uma consciência crítica. Saber interpretar o mundo em que vivemos é de suma importância para que ideologias preconceituosas não sejam eternizadas na sociedade como verdades absolutas e, principalmente, para que saibamos nos reinventar em tempos de grandes dificuldades.
É por isso que a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), e a sociedade como um todo se sente feliz e honrada com esta publicação. Que a leitura atenta dos textos seja não apenas proveitosa academicamente, mas que também sirva de paradigma para iniciativas similares a serem promovidas por profissionais de outros campos que estejam comprometidos com a formação de educadores.
Boa leitura!
Prof. Dr. Marcelo Martins Bueno
Diretor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia
Da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Professor Titular do PPGEAHC – UPM
Reflexões sobre a educação matemática
-
DOI: 10.22533/at.ed.306220109
-
ISBN: 978-65-258-0530-6
-
Palavras-chave: 1. Matemática - Estudo e ensino. I. Azevedo, Vera Lucia Antonio. II. Yamamoto, Eriko Matsui. III. Título.
-
Ano: 2022
- Almir Pereira de Moura
- Ana Maria Antunes de Campos
- Ana Paula Castilho da Rocha
- Ana Paula Teles de Oliveira
- Anderson Alves da Silva
- Atenilda da Silva Alves
- Carlos Alberto Galvão da Silva
- Christianne Torres Lira Farias
- Claudia de Oliveira Lozada
- Cristian Andrey Pinto Lima
- Daiana Estrela Ferreira Barbosa
- Enoque da Silva Reis
- Eriko Matsui Yamamoto
- Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa
- Felipe Miranda Mota
- Gabriel de Freitas Pinheiro
- Geisiely Santos Meneguelli
- Gian Willian Tavares de Souza
- Irene Magalhães Craveiro
- Jaciara de Abreu Santos
- João Sousa Amim
- Maira Mendias Lauro
- Marcos Rizolli
- Maria do Socorro Lucinio da Cruz Silva
- MATEUS SOUZA DE OLIVEIRA
- Maycon Santos de Souza
- Rejane do Nascimento Tofoli
- Renata Gerhardt Gomes Roza
- Renato Duarte Gomes
- Rita de Cássia Silva e Silva
- Rogerio Harada do Nascimento
- Samanta Margarida Milani
- Sidney Leandro da Silva Viana
- Soraya Sousa Amim
- Suely Dulce de Castilho
- Valdson Davi Moura Silva
- Valéria Aguiar dos Santos
- Vera Lucia Antonio Azevedo
Artigos
- A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS INTEGRADORES COMO INICIAÇÃO À MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
- ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA VINCULADA AO LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- ANSIEDADE MATEMÁTICA UM BREVE PANORAMA
- AS HABILIDADES DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
- AS PROPOSTAS CURRICULARES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II OCORRIDAS NO BRASIL ENTRE 1960 E 2000
- COMO ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO LIDAM COM TAREFAS DE COMPARAÇÃO DE ÁREAS E DE PERÍMETROS DE FIGURAS PLANAS um estudo à luz da Teoria Antropológica do Didático
- ENSINO DE MATEMÁTICA EM AULAS REMOTAS UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ESTUDO DOS POLIEDROS DE PLATÃO NO GEOGEBRA
- ENTOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA A FABRICAÇÃO DO ÓLEO DE MAMONA E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA QUILOMBO ABOLIÇÃO
- EXPLORANDO DIFERENTES SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS DE CONTAGEM
- GRUPOS INTERATIVOS VIRTUAIS UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA AS AULAS REMOTAS DE MATEMÁTICA
- INTENCIONALIDADE DOCENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) – ATUANDO NA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
- JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
- MATEMÁGICA UMA PROPOSTA DE ENSINO EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA UMA MENTALIDADE MATEMÁTICA DE CRESCIMENTO
- O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE VIVÊNCIAS MUSICAIS UM CAMINHO PROMISSOR PARA RESULTADOS EFETIVOS NA APRENDIZAGEM
- O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL O USO DO PROBABILICARDS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
- O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM DE MATEMATICA EM NÍVEL SUPERIOR COMO FORMA DE PROMOVER A QUALIDADE NO ENSINO
- OS PILARES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM FOCO
- ABERTURA - OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL