Quais estratégias são utilizadas pelos docentes do curso de graduação da Faculdade de Enfermagem para formar uma visão holística da assistência aos discentes?
Publicado em 26 de abril de 2024.
Este estudo de cunho qualitativo foi desenvolvido com os docentes enfermeiros do curso de enfermagem de uma Universidade do RS. O objetivo principal buscou analisar qual a percepção dos sujeitos em relação a formação do cuidado holístico nos discentes para a assistência de enfermagem com base nas diretrizes curriculares do curso. A coleta dos dados foi realizada a partir de um grupo focal composto por 09 professores enfermeiros. Foram realizados 3 encontros, buscando identificar a percepção dos docentes que permitisse apreender o universo empírico, objeto do estudo. Da Análise de Conteúdo dos dados empíricos emergiram surgiram 3 categorias temáticas, quais sejam: Categoria 1 – A visão holística versus humanização do cuidado; Categoria 2 – A visão holística: o desenvolvimento da competência; Categoria 3 – Limitações para o desenvolvimento da visão holística. A pesquisa revelou que os docentes são muito motivados e dedicados para o desenvolvimento da visão holística no processo de formação dos estudantes, mas que sofrem influências de alguns fatores externos relacionados, especialmente, à deficiência do ensino básico no País. Na perspectiva da formação por competências evidenciou-se uma natural tendência dos docentes de utilizar-se de sua experiência pessoal e profissional, bem como valorizar o conhecimento, as vivências e contribuições dos discentes para a construção de conhecimentos e mudanças de paradigmas. Desta maneira buscando dar sentido aos saberes e instigando a compreensão de que a formação não termina com a formatura, nem tão pouco se limita à sala de aula e campos de estágios. Para eles o grande insight está em formar cidadãos para atuar na sociedade de forma construtiva continuamente e isso só se conquista potencializando e valorizando o conhecimento prévio de cada ser. Quanto às diretrizes curriculares do curso de enfermagem os docentes colaboradores desta pesquisa demostraram não fazer uso das mesmas para a embasamento do perfil do profissional a ser formado e sim baseiam-se intuitivamente na sua visão de certo e errado, visão esta formada a partir de suas experiências pregressas. Também surgiu durante os encontros um certo alinhamento entre o que os docentes compreendem por visão holística e humanização da assistência. Para eles não se pode prestar uma assistência humanizada se não conseguir enxergar o indivíduo como um todo buscando atender as necessidades reais e individuais dos pacientes. Concluiu-se, desta maneira, o desenvolvimento de uma visão holística está muitas vezes relacionado às experiências pessoais dos docentes e discentes do que em um processo sistemático e intencional de formação reforçando a compreensão de Paulo Freire de que a educação se dá, muitas vezes, pelo exemplo. Os dados revelam, pois, a necessidade de ressignificar a formação dos estudantes de enfermagem de maneira a que incorporem em suas práticas a humanização da assistência, a partir de uma visão holística do ser humano.
Quais estratégias são utilizadas pelos docentes do curso de graduação da Faculdade de Enfermagem para formar uma visão holística da assistência aos discentes?
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.980242604
-
ISBN: 978-65-258-2398-0
-
Palavras-chave: 1. Enfermagem. 2. Ensino superior. I. Machado, Elisiane de Oliveira. II. Baptista, Gladis Luisa. III. Michielin, Fabiano da Costa. IV. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 87