Paradigmas agroecológicos e suas diferentes abordagens
Publicado em 01 de fevereiro de 2022.
A coleção “Paradigmas agroecológicos e suas diferentes abordagens” está focada na apresentação científica de trabalhos variados, abordando de maneira categorizada e interdisciplinas as pesquisas, relatos, trabalhos e revisões de literatura que permeiam os aspectos agroecológicos de produção, conservação e seus direcionamentos.
Com essa coleção, tem-se o objetivo de apresentar de forma fácil e aberta os estudos desenvolvidos em instituições de ensino e pesquisa do país, a fim de fortalecer a divulgação dos conceitos da agroecologia, dos sistemas agroecológicos de cultivo e de um caminho sustentável de produção de alimentos.
O conhecimento agroecológico vem ganhando notoriedade pois visa superar os problemas ocasionados, à biodiversidade e à sociedade, pela agricultura extensiva, monocultora e do uso excessivo de defensivos agrícolas, tornando a agroecologia uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento sustentável e racional da agricultura.
Além disso, a agricultura sustentável engloba práticas que permeiam as questões político-sociais, culturais, energéticas, ético-ambientais e a agricultura familiar, pontos importantes para a permanência e fixação da população no campo, obtenção de renda e alimentação segura.
Esse viés agroecológico, propõe a produção de diversas espécies vegetais, sem dependência de insumos agrícolas, com baixa mecanização e consumo local dos produtos, beneficiando assim, a biodiversidade regional. Com uma biodiversidade biológica maior ocorre impactos positivos na sociedade, economia e no ambiente, uma vez que nesse sistema tende-se a aumentar a disponibilidade de nutrientes no solo, auxiliar a manutenção dos ciclos biogeoquímicos de forma eficiente e proporcionar o fortalecimento da soberania e segurança alimentar pela produção de várias espécies de plantas.
Contudo, a agroecologia tem como desafio romper com os conceitos e paradigmas para que a produção de alimentos siga um caminho sustentável. Desta forma, para o estabelecimento desse segmento da agricultura precisa-se de organização, consciência pública, estudos de mercado, infraestrutura e, principalmente, de mudanças no ensino, pesquisa e extensão rural para que o conhecimento agroecológico ganhe ainda mais força.
Por fim, essa publicação da Atena Editora, demonstra sua responsabilidade no incentivo de estudos nessa área, preocupando-se com a sociedade, o futuro e a busca por uma agricultura social, econômica, cultural, ecológica e técnico-produtiva.
Antonio Flávio Arruda Ferreira
Anderson Barzotto
Dayanna do Nascimento Machado
Paradigmas agroecológicos e suas diferentes abordagens
-
DOI: 10.22533/at.ed.721222801
-
ISBN: 978-65-5983-872-1
-
Palavras-chave: 1. Ecologia agrícola. I. Ferreira, Antonio Flávio Arruda (Organizador). II. Barzotto, Anderson (Organizador). III. Machado, Dayanna do Nascimento (Organizadora). IV. Título.
-
Ano: 2022
- Artur Veloso Domingos
- Fernando Moreira da Silva
- Ana Maria Viana-Bailez
- Ana Mônica de Britto Costa
- Anderson Barzotto
- Antonio Flávio Arruda Ferreira
- Cid Marcos Gonçalves Andrade
- Dayanna do Nascimento Machado
- Ervandil Côrrea Costa
- Eugênia Leandro Almeida
- Fabiola Aparecida Pimentel
- Felipe Santiago Gerhardt
- Gabriel Paulo Ferreira
- Heliene Macedo de Araújo
- Henrique Roque Dantas
- Jardel Boscardin
- José Carlos Corrêa da Silva Júnior
- Leandra Pedron
- Leonardo Mortari Machado
- Luana Camila Capitani
- Marciane Danniela Fleck Pessotto
- Marta Cristina Marjotta-Maistro
- Omar Eduardo Bailez
- Renata Cunha Pereira
- Ronaldo Krüger Filho
- Rosangela Bitencourt
- Tatiana Da Rocha Vieira
- Victor Hugo Coutinho da Silva
Artigos
- A TROCA DE SABERES DA REDE DE PRODUTORES E CONSUMIDORES AGROECOLÓGICOS DE ARAPONGA/MG
- PARASITISMO DA FORMIGA-CORTADEIRA ATTA LAEVIGATA (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) CAUSADO POR MOSCAS FORIDEOS EM ÁREA DE VEGETAÇÃO NATURAL DO BIOMA DE MATA ATLÂNTICA
- AGROECOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO: POSSIBILIDADES DO USO DO MARKETING
- DIAGNÓSTICO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO PARA APLICAÇÃO DE TÉCNICAS AGROECOLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE IPANGUAÇU-RN
- DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA ANÁLISE EMERGÉTICA DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL
- DIVERSIDADE DE FORMIGAS EM ÁREA DE MINERAÇÃO DE CARVÃO SOB PROCESSO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL
- ADUBAÇÃO VERDE: UMA TÉCNICA AGROECOLÓGICA DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL E CONDICIONADORA DO SOLO
- CONSÓRCIO ENTRE CEBOLINHA E SALSA PARA USO EFICIENTE DO SOLO E MAIOR RENTABILIDADE DE PRODUÇÃO