O processo de captação e doação de órgãos: opinião de enfermeiros de uma UTI clínica
Publicado em 30 de maio de 2024.
O estudo é de caráter descritivo com enfoque qualitativo e abordou a experiência de enfermeiros no processo de captação de órgãos para transplante na Unidade de Tratamento Intensivo Clínica de um Hospital de Pronto Socorro, localizado na cidade de Porto Alegre - RS. O objetivo do mesmo é demonstrar a opinião destes profissionais sobre as atividades da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). A população deste estudo foi constituída por dez (10) enfermeiros, entrevistados no período entre março e abril de 2008.
Os dados foram examinados através da análise de conteúdo temático, proposto por Minayo (2002), onde está proposta a interpretação qualitativa dos dados dividida em três categorias: ordenação dos dados, classificação dos dados e análise final.
Na análise foram geradas quatro categorias: o perfil da equipe multidisciplinar da UTI Clínica; o cuidado com a família do potencial doador de órgãos; a avaliação sobre o desempenho da CIHDOTT e a necessidade de treinamento para promover a motivação profissional e pessoal no processo de captação de órgãos para transplantes.
Verificou-se, pelos resultados, a falta de interesse da maioria dos médicos em diagnosticar a morte encefálica, que as enfermeiras se mostram mais sensíveis e aderentes ao processo de doação e transplante de órgãos, alguns sentimentos manifestados durante o transcorrer destes casos. Significativa foi a posição assumida da grande maioria das entrevistadas no que se refere ao trabalho e às habilidades dos profissionais da Comissão de Transplantes, assim como, o interesse pelo aumento dos conhecimentos em relação a todas as etapas do processo de captação e doação.
Considera-se que estudos como estes contribuam com os profissionais da saúde que trabalham neste campo de atuação, podendo, desta forma, despertar reflexões sobre como ocorre e o que pode ser feito para maximizar esse processo de captação e doação de órgãos.
O processo de captação e doação de órgãos: opinião de enfermeiros de uma UTI clínica
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.229242905
-
ISBN: 978-65-258-2522-9
-
Palavras-chave: 1. Procedimentos e transplantes de órgãos. I. Stenger, Taís do Amaral. II. Machado, Raquel Adjane de Magalhães. III. Bender, Jaqueline Rodrigues. IV. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 53
- Alldren Silva de Sousa
- Amanda dos Santos Fragoso
- Claudir Lopes da Silva
- Eduardo Luis Draghetti
- Elisiane de Oliveira Machado
- Fernanda Balestrin Pastro Harkovtzeff
- Jaqueline Rodrigues Bender-
- Lucas Correa Gonçalves
- Maicon Daniel Chassot
- Raquel Adjane de Magalhães Machado
- Suimara Santos
- Taís do Amaral Stenger