O imperador e o missionário: a amizade de D. Pedro II e J. C. Fletcher registrada em cartas e diários
Publicado em 03 de agosto de 2024.
Nos primeiros anos da década de 2020, a Secretaria Regional da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) no Rio de Janeiro foi administrada pelo Rev. Acyr de Gerone Junior, pastor da Igreja Missionária Evangélica Maranata. Ele é bacharel em Teologia pelo Seminário Betânia de Curitiba e PUC-PR, mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará, doutor em Teologia pela PUC-Rio, com pós-doutorado em Ciências da Religião pela UMESP.
Em 2022, o Rev. Acyr de Gerone Junior, um estudioso de história da religião, escreveu o livro “Bíblia, Palavra de Deus na História”, que revelou seus dons de escritor. E, agora, em 2024, como resultado de seu estágio de pós-doutorado, redige essa obra, “O Imperador e o Missionário: a amizade de D. Pedro II e J. C. Fletcher registrada em cartas e diários”. Trata-se de um estudo minucioso do relacionamento do missionário e diplomata James Cooley Fletcher (1823-1901) com o Imperador D. Pedro II.
James Cooley Fletcher veio para o Brasil em 1851, com 28 anos de idade, e recém casado com Henriette César Malan, para exercer as funções de missionário e capelão dos marinheiros. Em 1854, acumulou o cargo de secretário do Consul americano no Brasil, atividade que lhe permitiu conhecer muitas pessoas na corte brasileira, entre elas o imperador D. Pedro II, de quem se tornou amigo. Em 1854, Fletcher se tornou representante da Sociedade Bíblica Americana no Brasil e intensificou seus contatos com D. Pedro II, presenteando-o com livros dos seus escritores preferidos -- Webster, Hawthorne e Longfellow.
Em 1956, Fletcher retornou aos Estados Unidos para tratamento de saúde de sua esposa e lá escreveu, em parceria com o Rev. Daniel Parish Kidder, o livro O Brasil e os Brasileiros, que tornou seus autores famosos nos EUA. Lançada em 1857, a obra fez grande sucesso, sendo reeditada sete vezes. Nesse livro, os autores fazem elogios ao Brasil e apresentam D. Pedro II como um homem culto, esclarecido e bem informado.
Nos Estados Unidos, Fletcher morou em Massachusets, cidade onde ficava a Universidade de Harvard, entrou em contato com o poeta Henry W. Lngfellow e o naturalista Lous Agassiz e promoveu a aproximação deles com o imperador brasileiro. D. Pedro II passou então a se comunicar por carta com ambos e desse contato surgiu a ideia de o naturalista visitar o Brasil e do imperador visitar os Estados Unidos, o que realmente aconteceu.
A amizade de D. Pedro II com Fletcher, Agassiz e Longfellow, sua simpatia e admiração pelos Estados Unidos e seu amor à Bíblia mudaram o cenário para os evangélicos e as Sociedades Bíblicas no Brasil. Em 1876, ano da visita de D. Pedro II aos Estados Unidos, a Sociedade Bíblica Americana, que mantinha apenas um representante no Rio de Janeiro, abriu sua agência no Brasil e com isso a distribuição da Bíblia cresceu de maneira extraordinária no país. Líderes religiosos que conheceram D. Pedro II afirmaram que ele tinha grande simpatia pela divulgação da Bíblia no Brasil.
Para escrever o livro “O Imperador e o Missionário”, o Rev. Acyr de Gerone Junior realizou uma pesquisa minuciosa sobre a amizade do missionário James Cooley Fletcher com o Imperador D. Pedro II, descobrindo detalhes inéditos sobre os encontros que tiveram e as cartas que trocaram, que contribuíram decisivamente para o bom relacionamento entre o Brasil e os Estados Unidos, o crescimento da distribuição da Bíblia no Brasil e a liberdade religiosa no país.
Recomendamos a leitura deste livro pela importância do tema abordado, a profundidade da pesquisa e a redação precisa e agradável.
Rev. Luiz Antonio Giraldi
Ex-secretário executivo da Sociedade Bíblica do Brasil
Barueri (SP), 21 de maio de 2024.
O imperador e o missionário: a amizade de D. Pedro II e J. C. Fletcher registrada em cartas e diários
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.469243007
-
ISBN: 978-65-258-2746-9
-
Palavras-chave: 1. Missões. 2. Bíblia. 3. Pedro II, Imperador do Brasil, 1825-1891. 4. Fletcher, James Cooley, 1823. I. Gerone Junior, Acyr de. II. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 56