O caráter sociopolítico e interventivo do serviço social 4
Publicado em 09 de março de 2022.
A coletânea O caráter sociopolítico e interventivo do serviço social 4 apresenta 04 (quatro) artigos decorrentes de ensaios teóricos, pesquisas qualitativas, dentre outros.
O primeiro artigo analisa os direcionamentos ético-políticos da prática profissional do Assistente Social no enfrentamento à violência contra a mulher discutindo as mediações ético-políticas construídas pelos Assistentes Sociais neste sócio ocupacional.
O segundo texto apresenta os resultados de pesquisa qualitativa desenvolvida no âmbito Laboratório de Pesquisas e Práticas Sociais na Amazônia, analisando os conflitos socioterritoriais produzidos a partir do processo de produção das cidades na Amazônia.
O terceiro artigo apresenta contribuições para a sistematização do trabalho do Assistente Social no contexto da assessoria de políticas públicas, especificamente junto aos Conselhos Tutelares.
E finalmente o último artigo discute os artigos: artigo 8 – Proteção contra a exposição à fumaça do tabaco; artigo 9 – Educação, comunicação, treinamento e conscientização; e artigo 14 – Medidas de redução de demandas relativas à dependência e ao abandono do tabaco da Convenção-Quadro para o controle do tabaco e os relaciona com as políticas públicas brasileiras vinculadas.
Assim, convidamos o leitor a acessar às contribuições para a discussão do caráter sociopolítico e interventivo do serviço social no contexto das políticas públicas na contemporaneidade.
Soraya Araujo Uchoa Cavalcanti
O caráter sociopolítico e interventivo do serviço social 4
-
DOI: 10.22533/at.ed.100220903
-
ISBN: 978-65-5983-910-0
-
Palavras-chave: 1. Serviço Social. 2. Questões sociais. I. Cavalcanti, Soraya Araujo Uchoa (Organizadora). II. Título.
-
Ano: 2022
Artigos
- ASSESSORIA DO SERVIÇO SOCIAL JUNTO AOS CONSELHOS TUTELARES UMA REALIDADE EM MOVIMENTO NO MUNICÍPIO DE MAGÉ
- “EM BRIGA DE MARIDO E MULHER A GENTE METE A COLHER”: DIRECIONAMENTOS ÉTICO-POLÍTICOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.
- PRODUÇÃO DAS CIDADES E INSURGÊNCIAS SOCIAIS NA AMAZÔNIA: UM DEBATE DA QUESTÃO TERRITORIAL EM BELÉM E SANTARÉM
- A CONVENÇÃO-QUADRO PARA O CONTROLE DO TABACO E A POLITICA DE CONTROLE DE TABAGISMO NO BRASIL