Movimentos de prevenção: experiências brasileiras sobre sífilis congênita
Publicado em 16 de agosto de 2024.
Prefaciar a obra que ora se apresenta, caro leitor, é reconhecer que o enfrentamento ao combate à sífilis e à sífilis congênita no Brasil é um desafio emergencial no campo da saúde pública. Vivemos uma limitação operacional dos fluxos de atendimento, restringindo o acesso a diagnóstico efetivo, tratamento precoce e oportuno, e o baixo monitoramento dos casos a partir das unidades de atenção primária e especializada.
O Sistema Brasileiro de Informação em Saúde é um destaque positivo no país, possibilita a produção de análises em saúde e a tomada de decisão por gestores e profissionais de saúde. No caso específico do enfrentamento à sífilis, o Ministério da Saúde em 2023 apresentou o Boletim Epidemiológico referente à sífilis, trazendo um recorte de 11 anos (2012 a 2022) que expressa a necessidade de ampliar a intervenção no campo da promoção da saúde, visto que o referido boletim apresenta dados alarmantes para o Brasil: notificações de 1.237.027 de casos de sífilis adquirida; 537.401 gestantes com diagnósticos de sífilis, 238.387 casos sífilis congênita e o total de 2.153 óbitos por sífilis congênita.
Na lógica do enfretamento dos agravos à saúde materno-infantil, em especial ao componente da sífilis congênita, o Grupo de Pesquisa, Maternidade: Saúde das Mulheres e das Crianças, a partir do eixo saúde reprodutiva, propôs uma atividade científica, visando ao enfrentamento de sífilis e sífilis congênita em alusão à Lei nº 13.430/17 que instituiu o 3º sábado de outubro como marco para debates e reflexões sobre o tema.
O título designado para a atividade foi >0,5 Sífilis Congênita – 1º Webinário do Grupo de Pesquisa, que ocorreu no dia 18 de outubro de 2023, de forma on-line pelo Youtube, no horário das 19h às 21h no link https://www.youtube.com/live/zGbN_VUQ7ck?si=s56nbAEXaQ_Yytu- com total de 1,739 mil visualizações.
Essa atividade contou com nove estados da Federação, os quais são: Acre; Alagoas; Amapá; Amazonas; Pará; Roraima; Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro. As ações foram conduzidas com foco na promoção da saúde de mulheres, homens e profissionais de saúde no enfrentamento da sífilis congênita no período de agosto a outubro de 2024.
Os estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa – Maternidade: saúde das mulheres e crianças reconhecem a persistência da sífilis no cotidiano do cuidado às mulheres, em especial as gestantes. Reafirmam a necessidade de intervenções urgentes no campo do aprimoramento profissional em saúde com foco na atenção primária e especializada em saúde para o enfrentamento da baixa qualidade do acesso a diagnóstico e tratamento ofertados no Sistema Único de Saúde.
A partir das reflexões instituídas e da produção de conhecimento com base nas melhores evidências científicas para o projeto >0,5 Sífilis Congênita, emergiu o presente e-book, produzindo, em forma de artigos, as atividades de promoção da saúde no enfrentamento da sífilis congênita realizadas nos noves estados da federação participantes do projeto.
Convido todos os gestores e todas as gestoras da atenção primária e especializada, profissionais de saúde, estudantes de saúde, comunidade, para que, por meio da leitura deste e-book, possam ampliar ações em saúde que qualifiquem a prática profissional com vistas à redução da sífilis congênita para >0,5 em seus territórios de saúde.
Por fim, e não menos importante, parabenizo mestrandos e doutorandos que produziram os artigos que revelam as ações educativas nos territórios de saúde dos seus estados/municípios, pautando caminhos para a promoção da saúde, a partir de experiências exitosas no enfrentamento da sífilis.
Valdecyr Herdy Alves
Enfermeiro Obstétrico
Pesquisador e Professor Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área materno-infantil do Departamento Materno Infantil e Psiquiátrico da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa (EEAAC).
Professor do Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil (UFF). Professor
do Mestrado/Doutorado Acadêmico em Ciências e Cuidado em Saúde (EEAAC UFF).
Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança e coordenador do Banco de Leite Humano da UFF.
Movimentos de prevenção: experiências brasileiras sobre sífilis congênita
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.131241308
-
ISBN: 978-65-258-2713-1
-
Palavras-chave: 1. Sífilis congênita. 2. Saúde pública - Brasil. I. Alves, Valdecyr Herdy (Organizador). II. Santos, Marcia Vieira dos (Organizadora). III. Calandrini, Tatiana do Socorro dos Santos (Organizadora). IV. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 95
- Ana Claudia Sierra Martins
- Ana Cláudia Sierra Martins
- Audrey Vidal Pereira
- Bianca Dargam Gomes Vieira
- Ediane Andrade Ferreira
- Elandia Chaves Caetano
- Elisanete de Lourdes Carvalho de Sousa
- Gisele Barbosa Miranda
- Gleicy Kelly Marques Gabriel
- Hanna Ariane Monteiro Carrera
- Josy Lira Dias
- Juliana Nascimento de Barros Rodrigues
- Luiz Henrique dos Santos Ribeiro
- Márcia Vieira dos Santos
- Márcia Vieira Santos
- Marlucilena Pinheiro da Silva
- Mauro Romero Leal Passos
- Nayara Rafaella Holanda Oliveira de Macêdo
- Nely Dayse Santos da Mata
- Rafaela Chagas Pereira
- Raquel Dias Botelho Borborema
- Rebecca dos Santos Alcici
- Sabrina Sousa de Abreu Ohse
- Siomara Correia de Holanda Barbosa
- Suellen Oliveira Couto
- Tatiana do Socorro dos Santos Calandrini
- Valdecir Herdy Alves
- Valdecyr Herdy Alves
Artigos
- Enfrentamento à Sífilis Congênita na Atenção Primária à Saúde na região amazônica brasileira: relato de experiência
- Navegando no combate à sífilis e à sífilis congênita com os adolescentes ribeirinhos: relato de experiência
- Capacitação “Manejo Clínico de Sífilis e Sífilis Congênita” promovida pelo Coren-AM: um relato de experiência
- Roda de conversa acerca da sifilis congenita, diagnóstico, tratamento e conduta: um relato de experiência
- Captação de gestantes e parcerias sexuais para o enfrentamento da sífilis congênita na Atenção Primária
- Relato de experiência sobre a intervenção em forma de webnário em Mato Grosso: sífilis congênita<0,5
- Construção de uma tecnologia educacional: vídeo para a prevenção de sífilis adquirida e congênita
- Enfrentamento da sífilis no espaço prisional feminino: relato de experiência
- Atividade educativa com os agentes comunitários de saúde, em sífilis congênita: relato de experiência
- Roda de conversa com equipe de enfermagem sobre rastreamento da sífilis: relato de experiência
- Educação em saúde com agentes comunitários de saúde sobre sífilis congênita: reflexão de coletivos