Moda, identidade e branding 2
Publicado em 25 de fevereiro de 2022.
O livro “Moda, Identidade e Branding” é uma obra coletiva, feita à muitas mãos e de diversas perspectivas, que propõe reflexões críticas sobre a Identidade, como ser, pessoa ou usuário, como objeto ou, ainda, como produção, no campo de estudos da Moda. No livro, constam pesquisas e proposições feitas por autores oriundos de diferentes regiões do Brasil e reconhecidas instituições de ensino.
Para uma melhor percepção e leitura é primordial resgatar as significâncias dos termos “Moda”, “Identidade” e “Branding”, como meio de catalisar a leitura e tornar as reflexões propostas, por ela, ainda mais estruturadas e provocativas.
“Moda” é um termo que tem significado diferente se escrito “moda” (com ‘m’ minúsculo) ou se escrito “Moda” (com ‘M’ maiúsculo). Aqui, nesta abordagem, trata-se do termo “Moda” (com ‘M’ maiúsculo) por relatar um campo de estudos que envolve, por muitíssimas vezes, o vestuário e as representações visuais dele como cerne de discussões. Neste sentido, “Moda”, aqui, significa, portanto, a demonstração visual, por meio do vestuário e das práticas vestimentares, de significados criados intencionalmente (com ou sem consciência), seja no cotidiano ou em ocasiões especiais.
“Identidade” reflete sobre a individualidade e a capacidade de diferenciação do todo, em uma pessoa e/ou em um objeto, por meio da singularidade de características. Nesta obra, a “Identidade” tem a ver em como a roupa e o vestuário podem expressar e identificar um indivíduo como singular, e, ao mesmo tempo, pertencente, mas diferente, de um grupo (ou grupos) social (sociais).
Por fim, “Branding” pode ser compreendido como ‘gestão de marca’, especialmente conectada à questão de Identidade Visual, onde o propenso consumidor pode memorar à marca através de elementos visuais, como cores, símbolos, signos etc. Na ocasião, o “Branding” é entendido como a percepção de construir e gerenciar identidades, também, através de elementos expressos no vestuário e nas práticas vestimentares.
Os capítulos constam de diferentes visões e propósitos para estas temáticas, de modo a propiciar uma perspectiva multidisciplinar e contributiva para os próximos passos em favor de uma Moda com maior expressão da sua Identidade (e as estratégias para exposição desta). Todos os capítulos foram feitos com esforços de pesquisas sérias e revisados, de modo a apresentar o melhor possível dos resultados alcançados.
Boa leitura e que o espírito da uma melhor percepção possa contaminar, também, a você.
Prof. Régis Puppim
Prof.ª Elisângela Tavares da Silva
Moda, identidade e branding 2
-
DOI: 10.22533/at.ed.223222302
-
ISBN: 978-65-5983-922-3
-
Palavras-chave: 1. Desenho de moda. I. Puppim, Régis (Organizador). II. Silva, Elisângela Tavares da (Organizadora). III. Título.
-
Ano: 2022
- Adair Marques Filho
- Ana Caroline Marques Miranda
- Ana Paula Gentile
- Angeline Goulart Marques
- Bárbara Muhammad Crosara
- Daniela Novelli
- Francisca Dantas Mendes
- Francisca Raimunda Nogueira Mendes
- Gabriela Salles de Melo
- Graziela Morelli
- Henrique de Souza Goulart
- Icléia Silveira
- Jaqueline Hübner
- Letícia Soster Arrosi
- Lucas da Rosa
- Marcelo Capre Dias
- Marcio Roberto Ghizzo
- Maria Goretti da Silva
- Mariana de Paula Vasconcelos
- Marly de Menezes
- Roseane Grossi Silva
Artigos
- INDUMENTÁRIA FEMININA DOS ANOS 1920: ANÁLISE DO FILME “O GRANDE GATSBY” PRODUZIDO EM 2013
- A MODA COMO ELEMENTO SOCIAL: MERCADO E CONSUMO
- O QUE HÁ POR BAIXO? UM ESTUDO SOBRE CORPOS E SUAS MÚLTIPLAS EXPRESSÕES NA MODA CONTEMPORÂNEA
- AS METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE ERGONOMIA
- UPCYCLING NA MALHARIA RETILÍNEA: UM ACESSÓRIO FASHION
- A arte do saber fazer - Moda, Arte e sustentabilidade. Pesquisa de técnicas artesanais.
- Moda e Transmídia: As tendências lançadas pelas novelas para o público de massa
- O VESTUÁRIO NA POLÍTICA DE GETÚLIO VARGAS
- FATORES QUE INTERFEREM NO CONSUMO DE MODA DE VESTUÁRIO SOB UMA PERSPECTIVA SUBJETIVA
- DESIGN ETNOGRÁFICO COMO MÉTODO DE PESQUISA PARA A CRIAÇÃO DE FIGURINOS PARA DANÇA CONTEMPORÂNEA