Manual pedagógico para as escolas em comunicação alternativa: Possibilidades para a escolarização de estudantes com TEA
Publicado em 24 de agosto de 2022.
O presente manual é fruto de uma experiência de pesquisa e prática realizada durante o doutorado da autora, ao se debruçar na formação de professores no uso da Comunicação Alternativa no contexto escolar. Vale destacar, que o compromisso da autora em realizar um instrumento que pudesse auxiliar os professores no uso da Comunicação Alternativa, oferecendo um recurso didático e bem delineado.
Os professores poderão conhecer o universo da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) e sua importância na interação com alunos que não conseguem se comunicar por meio da fala e que apresentam necessidades complexas de comunicação. O manual também informa sobre as características e comportamentos mais frequentes do aluno diagnosticado com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), esclarecendo muitas questões que surgem no âmbito escolar frente ao processo de inclusão.
O programa de formação é apresentado de forma clara e sistemática, favorecendo sua replicação junto ao corpo docente das escolas nas diferentes etapas de ensino. O texto está muito bem fundamentado e destaca exemplos práticos de como iniciar o uso da Comunicação Alternativa, preparar pranchas comunicativas, painéis de comunicação, trazendo o mundo dos símbolos gráficos, onde o professor poderá selecionar uma ampla gama de vocabulário contextualizado para suas atividades acadêmicas. O passo a passo de como elaborar cartões de comunicação alternativa permite que os professores aprendam de forma fácil e eficaz a utilizar as diferentes formas alternativas de comunicação.
Também destaca o programa PECS-Adaptado, que tem sua eficácia comprovada cientificamente, descrevendo-o em detalhes, orientando os professores avançar pelas cinco fases do programa e nas formas de registro. O manual procura oferecer suporte no planejamento de atividades pedagógicas e na construção de um plano de ensino individualizado (PEI), sempre valorizando o recurso visual de imagens, o registro, avaliação, reforçando as estratégias de ensino e comunicação.
Com certeza, o manual auxiliará no processo de ensino, comunicação e avaliação das intervenções pedagógicas desenvolvidas pelos professores de sala de aula regular e salas de atendimento educacional especializado (AEE). A autora, ilustra brilhantemente o manual, tornando-o atrativo e de fácil utilização. O rigor metodológico da proposta contou com avaliação criteriosa de banca examinadora, que sugeriu ampla divulgação e utilização no processo de formação inicial e continuada de educadores e profissionais da área.
Convido todos a conhecerem esse instrumento didático e emergirem no mundo das imagens, procurando dar “voz” aos protagonistas das escolas, que merecem mais oportunidades de comunicar, interagir e exercer o seu papel de cidadão nesse cenário importante da vida.
Desfrutem dessa aventura no mundo da Comunicação Alternativa e bom trabalho!
Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter
Manual pedagógico para as escolas em comunicação alternativa: Possibilidades para a escolarização de estudantes com TEA
-
DOI: 10.22533/at.ed.279222408
-
ISBN: 978-65-258-0427-9
-
Palavras-chave: 1. Educação inclusiva. 2. Transtorno do espectro autista. I. Guthierrez, Carla C. Marçal y. II. Título.
-
Ano: 2022