Livro de resumos do IV Encontro Regional da Caatinga e I Simpósio Nacional do Semiárido
Publicado em 24 de outubro de 2022.
Com suas condições ambientais específicas, a Caatinga, definida como Reserva da Biosfera da UNESCO e reconhecida como uma das 37 grandes regiões naturais do planeta, conforme Conservation Internacional, é um Bioma exclusivamente brasileiro, ocupando cerca de 11% do território do país, presente nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e na região norte de Minas Gerais.
O Dia Nacional da Caatinga é celebrado no dia 28 de abril, e para registrar a passagem deste dia e seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em decorrência da pandemia da Covid-19, foi realizado o IV ENCONTRO REGIONAL DA CAATINGA, edição virtual, com carga horária total de 40h. O intuito com a realização do evento foi de despertar e conscientizar a comunidade regional sobre a importância de conservar e ter o manejo sustetável deste Bioma, para o equilíbrio ambiental.
Nesta edição foi realizado, concomitantemente, o I SIMPÓSIO NACIONAL DO SEMIÁRIDO, região do nordeste brasileiro a qual praticamente sobrepõe o próprio Bioma Caatinga.
A maior parte do semiárido brasileiro situa-se no Nordeste e estende-se até o setentrional de Minas Gerais. A região ocupa cerca 12% do território nacional (1,03 milhão de km²) e abrange 1.262 municípios brasileiros, onde residem aproximadamente 27 milhões de brasileiros (as) (12% da população brasileira).
Dentre suas características específicas, pode-se enfatizar principalmente a diversidade cultural, riqueza em espécies endêmicas e baixa disponibilidade hídrica decorrente da irregularidade temporal e espacial das chuvas, tornando-se assim um complexo sistema ambiental. Essa complexidade natural e o contexto de usos e ocupações, carente de informações científicas, originaram manejo incorreto, especificamente do solo e da vegetação, com práticas inadequadas, principalmente ao longo dos últimos anos. Assim, é considerada a região mais sensível à interferência humana e às mudanças climáticas globais.
Com este raciocínio, também neste ano realizamos o Pré-Encontro Regional da Caatinga, o qual teve como objetivos principais aproximar as pesquisas técnico-científicas das comunidades por meio de um espaço de diálogo sobre a realidade social, cultural, econômica e ambiental do semiárido brasileiro e suas interfaces.
Neste sentido, torna-se fundamental o surgimento e/ou elucidação de informações e ações práticas que possam atenuar e/ou mitigar as problemáticas ambientais, bem como contribuir na responsabilidade social e no desenvolvimento humano. Em suma, ao final, os
eventos fundem-se em prol da possibilidade de proporcionar um espaço de diálogo sobre a realidade social, cultural, econômica e ambiental do semiárido brasileiro e suas interfaces.
Destaca-se que, 226 congressistas, participaram de mesas-redondas, palestras e minicursos, ministrados por conferencistas nacionais e internacionais. Ressalta-se que estiveram representados 21 estados da federação e 57 instituições de ensino, o que reforça a característica extensionista e projeção nacional do evento.
Prof. Dr. Jesus Rodrigues Lemos
Presidente do IV ERC e I SNS
Livro de resumos do IV Encontro Regional da Caatinga e I Simpósio Nacional do Semiárido
-
DOI: 10.22533/at.ed.037221010
-
ISBN: 978-65-258-0603-7
-
Palavras-chave: Livro de resumos do IV Encontro Regional da Caatinga e I Simpósio Nacional do Semiárido
-
Ano: 2022