Linhaça: Perspectiva de produção e usos na alimentação humana e animal
Publicado em 21 de junho de 2021.
A linhaça (Linum usitatissimum L.) é um alimento de origem vegetal rico em ácidos graxos do tipo ômega-3, com quantidades elevadas de fibras, proteínas e compostos fenólicos. A maior parte da produção de linhaça é destinada às indústrias de óleo, além de ser de uso alimentar humano e animal, medicinal, cosmético ou como fibra, principalmente em indústrias têxteis. Considerando as vantagens da utilização do grão de linhaça na alimentação humana, bem como na dieta dos animais domésticos de modo a aumentar a quantidade de alimentos ofertados para alimentação humana com propriedades biofuncionais relatadas nos artigos científicos, e a disponibilidade de recursos físicos no Brasil (áreas agricultáveis), pesquisadores das regiões Sul e Sudeste do Brasil constituíram o grupo de pesquisa denominado “Cadeia Produtiva da Linhaça” http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/592086 em 2020, com três linhas de pesquisa, objetivando estudar a cadeia produtiva da linhaça, estimular a produção e utilizá-la na alimentação humana e animal, de modo que a população humana (sociedade) possa usufruir dos benefícios nutricionais, além da geração de divisas. Este Grupo de Pesquisa é integrado por docentes vinculados à diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, a saber: Universidade Federal de Santa Maria, Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, Universidade Estadual de Maringá, Universidade do Estado de Santa Catarina, Instituto Federal Farroupilha – Campus de São Vicente do Sul, Universidade Federal de Viçosa, Centro Universitário IDEAU, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade Federal de Santa Catarina.
Durante o ano de 2020, foram realizadas reuniões periódicas por esse Grupo de Pesquisa, para tratar da possibilidade de promover um evento que congregasse especialistas no cultivo do linho e produção da linhaça, bem como na sua utilização na alimentação humana e animal.
Apoiado pelos Programas de Pós-Graduação em Agronomia, em Agronegócios, em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e em Agronomia – Agricultura e Ambiente da Universidade Federal de Santa Maria, e pelas instituições de ensino/pesquisa/extensão Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, Conselho Regional de Desenvolvimento Rio da Várzea - COREDE Rio da Várzea, Universidade Estadual de Maringá, Instituto Federal Farroupilha – Campus de São Vicente do Sul, Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade Federal de Viçosa, Centro Universitário IDEAU – Campus de Getúlio Vargas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade Federal de Santa Catarina, com financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, foi realizado em março de 2021 o I Workshop Sobre a Cadeia Produtiva da Linhaça. Os objetivos do evento foram compreender e estimular o desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Linhaça no Brasil; discutir os benefícios dos compostos bioativos presentes na linhaça e possibilitar a troca de informações técnico-científicas entre acadêmicos de ensino profissionalizante, de graduação e pós-graduação nas áreas das Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas, para os profissionais, produtores e aqueles que estão envolvidos com a cadeia produtiva da linhaça.
Assim, os temas apresentados pelos pesquisadores convidados para o evento técnico-científico, juntamente com suas respectivas equipes de pesquisa, foram compilados e organizados para comporem esta obra, que tem o propósito de divulgar as informações nela contidas, contribuindo para o avanço no setor do agronegócio no qual o cultivo e produção da linhaça está inserida.
Alessandro Dal’Col Lúcio
Diego Nicolau Follmann
Tatiana Emanuelli
Volmir Sergio Marchioro
João Pedro Velho
Linhaça: Perspectiva de produção e usos na alimentação humana e animal
-
DOI: 10.22533/at.ed.057212106
-
ISBN: 978-65-5983-205-7
-
Palavras-chave: 1. Alimentação. 2. Linho. 3. Linhaça. 4. Saúde I. Velho, João Pedro (Organizador). II. Lúcio, Alessandro Dal'Col (Organizador). III. Título.
-
Ano: 2021
- Alessandro Dal Col Lucio
- Alexandre Vinco Pimenta
- Ana Carolina da Costa Lara Fioreze
- Ana Caroline Basniak Konkol
- Carla Eloize Carducci
- Cibele Priscila Busch Furlan
- Diego Nicolau Follmann
- Dislaine Becker
- Fabio Seiji dos Santos
- Francilaine Eloise De Marchi
- Geraldo Tadeu dos Santos
- João Pedro Velho
- Karoline Guimarães-Yamada
- Leosane Cristina Bosco
- Letícia Salvi Kohn
- Lívia Mateus Reguengo
- Luciano Soares De Lima
- Mário Roberto Maróstica Junior
- Neuza Maria Brunoro Costa
- Rafaela de Carvalho Baptista
- Regiane Lopes de Sales
- Roberto de Paula do Nascimento
- Rodolpho Martin do Prado
- Tatiana Emanuelli
- Volmir Sergio Marchioro
Artigos
- 1. Histórico, Usos e Importância Econômica da Linhaça
- 2. Experiências com o Cultivo de Linhaça em Santa Catarina: Aspectos Edafoclimáticos e Genéticos
- 3. Linhaça: Composição, Compostos Bioativos e Efeitos Fisiológicos na Saúde Humana
- 4. Propriedades Funcionais e Fisiológicas da Linhaça
- 5. Utilização da Linhaça na Alimentação de Vacas Leiteiras: Reflexos na Qualidade do Leite e na Reprodução
- 6. Efeito da Linhaça sobre os Compostos Bioativos do Leite Bovino