Lastro de energia do sistema hidrotérmico brasileiro
Publicado em 10 de fevereiro de 2024.
Garantir a segurança do suprimento de energia elétrica em seu território é assunto estratégico para qualquer nação desenvolvida ou em desenvolvimento. Trata-se não somente de garantir bem-estar aos seus cidadãos, mas também garantir um mercado de energia eficiente do ponto de vista econômico de modo a assegurar a competitividade da economia.
No Brasil, adota-se um modelo de mercado baseado em certificados de energia, o que exige algum método de medição da contribuição de cada empreendimento para a segurança do suprimento, tarefa que se torna mais complexa em sistemas hidrotérmicos. É de fato um modelo peculiar e pouco compreendido por muitos dos profissionais que atuam na área.
Apresentar suas bases, seus pontos fortes, suas falhas e propor melhorias constituem os objetivos deste trabalho. Para tanto, além de um estudo comparativo com a regulação de outros países, foi realizada uma análise da origem e da evolução do mercado de energia brasileiro baseado na comercialização de certificados de energia (garantias físicas), evidenciando a importância da aferição do lastro de energia para esse modelo. Discute-se ainda como os critérios de planejamento afetam o lastro de energia do sistema e como a garantia física se relaciona com os parâmetros técnicos das centrais geradoras.
Lastro de energia do sistema hidrotérmico brasileiro
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.020240802
-
ISBN: 978-65-258-2202-0
-
Palavras-chave: 1. Planejamento e gestão do sistema hidrelétrico. I. Carvalho, Cássio Giuliani. II. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 163