Ebook - Investigações em educação matemática na sala de aula: volume 1Atena Editora

E-book

1. Ensino de matemática. I. Soares, Carlos José Ferreira (Organizador). II. Cout...

Livros
capa do ebook Investigações em educação matemática na sala de aula: volume 1

Investigações em educação matemática na sala de aula: volume 1

Publicado em 27 de agosto de 2025.

A presente obra apresenta abordagens de pesquisas enfatizando resultados de pesquisas em Educação Matemática. Está organizada nos seguintes capítulos: 1. Cascas de bananas: uma abordagem na modelagem em educação matemática; 2. Explorando atividades experimentais na aprendizagem de produto notáveis em uma turma do 8º ano do ensino fundamental; 3. Análise de erros na adição e subtração de frações: um estudo das dificuldades em uma turma do 7º ano do ensino fundamental; 4. O ensino e aprendizagem de polígonos utilizando tangram e o software geogebra; 5. Estatística aplicada: desafios no processo de análise e construção de gráficos e tabelas no ensino fundamental; e 6. Explorando a tábua de Pitágoras por meio de investigações matemáticas em uma turma do 8º ano do ensino fundamental.
O primeiro capítulo apresenta a elaboração de atividades com base na Modelagem em Educação Matemática (MEEM), realizada em aulas da disciplina Resolução de Problemas por seis professores indígenas da comunidade de Betânia, em Santo Antônio do Içá (AM). Os docentes são licenciandos em Matemática de uma universidade pública do estado do Amazonas. O objetivo foi incentivar o desenvolvimento de aulas mais contextualizadas com a realidade local, promovendo maior inserção na cultura amazônica e reforçando a preservação ambiental por meio da MEEM. A pesquisa qualitativa teve como procedimentos a observação participante e o grupo focal, e a atividade foi desenvolvida conforme as cinco etapas da modelagem propostas por Meyer et al. (2021): (1) identificação da situação real; (2) simplificação das hipóteses; (3) resolução do problema matemático; (4) validação com a realidade; e (5) tomada de decisão. A análise descritiva evidenciou a modelagem da decomposição da casca de banana pacovan, modelada por uma função do primeiro grau. Como desdobramento, os participantes sugeriram a realização de palestras em escolas de Betânia, para estimular alunos e a comunidade a utilizarem cascas de banana como insumo para hortas caseiras, fortalecendo a sustentabilidade local.
O segundo capítulo apresenta os resultados de uma abordagem explorando os produtos notáveis por meio de atividades experimentais, enfatizando os elementos didáticos utilizados em sala de aula e destacando as experiências dos alunos durante a produção dos experimentos. Os resultados demonstram que os educandos compreenderem a definição do quadrado da soma, quadrado da diferença e produto da soma pela diferença de dois termos.
No terceiro capítulo buscamos compreender as principais dificuldades de estudantes a partir dos possíveis erros por eles cometidos em relação as operações de adição e subtração de frações. A pesquisa foi realizada em uma turma do 7° ano do ensino fundamental e foi dividida em três momentos, inicialmente fizemos um teste diagnóstico, em seguida ministramos uma aula e por fim os alunos resolveram exercícios no quadro. Durante esses momentos, também utilizamos um material didático chamado Mural das Frações. A metodologia de pesquisa foi de cunho qualitativo e desenvolvida a partir da teoria da análise de erros, embasado em teóricos como Cury (2019) e Bardin (1977). 
No quarto capítulo abordamos o ensino e aprendizagem de polígonos utilizando o Tangram e o software Geogebra em duas turmas do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual no município de Tefé-AM. Procurou-se trabalhar os polígonos a partir de suas propriedades principais. Esta foi uma pesquisa qualitativa onde se observou a participação e a aprendizagem dos alunos durante a utilização de recursos tecnológicos e do jogo Tangram. O resultado foi bem positivo, pois as atividades realizadas estimularam o envolvimento e a criatividade dos alunos ao propor desafios que exigiam raciocínio e trabalho em equipe. 
O quinto capítulo tem como objetivo discutir os desafios enfrentados por alunos do ensino fundamental na construção, interpretação e análise de gráficos e tabelas no contexto da educação básica. A pesquisa, desenvolvida em uma escola pública do município de Tefé-AM, utilizou uma abordagem qualitativa, com foco na análise de erros cometidos pelos estudantes. Foram aplicados pré-teste, aula explicativa e pós-teste, permitindo identificar dificuldades conceituais, procedimentais e estratégicas. A partir dos dados, foram propostas intervenções pedagógicas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do raciocínio estatístico e para a melhoria na aprendizagem dos conteúdos. Este trabalho reforça a importância de metodologias ativas e recursos visuais no ensino de estatística, destacando o papel fundamental da formação crítica em uma sociedade cada vez mais orientada por dados.
Explorando a tábua de Pitágoras por meio de investigações matemáticas em uma turma do 8º ano do ensino fundamental
No sexto capítulo apresentamos os resultados de uma investigação científica acerca da exploração da tábua de Pitágoras por meio de investigações matemáticas em uma turma do 8° ano do ensino fundamental. Como resultados destacam-se regularidades matemáticas nas operações de multiplicação potenciação e radiciação que foram encontradas pelos sujeitos participantes da pesquisa. Logo, pode-se inferir que trabalhar em sala de aula com tarefas investigativas pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo a construção de conhecimentos matemáticos.
 

Ler mais
Fale conosco Whatsapp