Integração e interdisciplinaridade no estudo do corpo humano saudável: a base do raciocínio clínico
Publicado em 12 de setembro de 2024.
Atualmente, um crescente movimento de contestação às metodologias tradicionais de ensino tem-se tornado cada vez mais evidente, emergindo a necessidade de participação mais ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. A aprendizagem ativa proporciona a interação do aluno com o assunto estudado, de forma a construir o seu conhecimento. Quanto mais integrados e contextualizados estiverem os conteúdos abordados nas disciplinas da grade curricular, melhor será a aceitação e o entendimento por parte do aluno. Pensando nisso, a confecção de um material didático com as disciplinas básicas da área da saúde, como anatomia, bioquímica, fisiologia e histologia, expostas de forma integrada, constitui uma importante estratégia de ensino-aprendizagem. Fazer a associação entre esses conteúdos tem fundamental importância para entender a funcionalidade do corpo humano de forma interligada e não “em caixas”.
Foi pensando em mostrar que o funcionamento do organismo ocorre de maneira interdependente e correlata, que este material foi elaborado com os conceitos básicos de forma integrada. Este material entra no estudo dos alunos como direcionamento dos pontos mais relevantes de cada tópico, proporcionando a interrelação entre os conteúdos de cada disciplina, dando uma visão contextualizada dos assuntos trazidos de maneira isolada e fragmentada em sala de aula e nos livros didáticos. Ainda, os materiais integrados otimizam o tempo de estudo do aluno, uma vez que transmitem as informações de maneira direta e organizada, facilitando a compreensão e a retenção do conhecimento. É essencial enfatizar a importância da integração dos conteúdos lecionados e sua aplicabilidade no cotidiano profissional dos estudantes. A interdisciplinaridade amplia os horizontes do pensar humano, condicionando um raciocínio mais abrangente, porém preciso, no processo entre compreender e aplicar os conhecimentos adquiridos.
Este material, portanto, tem o intuito de ser simples e acessível aos alunos de todos os cursos da área da saúde, destacando-se a importância do estudo integrado e contextualizado, uma vez que a integração somada ao ensino ativo contribui significativamente para a construção do pensamento crítico e argumentativo, assim como a flexibilidade de raciocínio e capacidade de análise e abstração, condições inteiramente importantes na formação de bons profissionais da área da saúde.
Profa. Dra. Júlia de Miranda Moraes
Docente das disciplinas de Histologia II e Patologia Geral do curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí.
Integração e interdisciplinaridade no estudo do corpo humano saudável: a base do raciocínio clínico
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.398240309
-
ISBN: 978-65-258-2839-8
-
Palavras-chave: 1. Corpo humano. I. Costa, Marillia Lima (Organizadora). II. Moraes, Júlia de Miranda (Organizadora). III. Oliveira, Matheus Felipe de (Organizador). IV. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 339
- . Ana Carolina Guimarães Rezende
- . Júlia De Miranda Moraes
- Ana Beatriz Rezende Ribeiro
- Ana Carolina Guimarães Rezende
- Anna Clara Lopes de Moura
- Antônio César Costa Araújo
- Bruna Letícia Dias Carvalho
- Bruno Agoncil Pires e Souza
- Daniela Silva Costa
- João Pedro Marcelino Bueno Câmara Nogueira
- Júlia De Miranda Moraes
- Julyana Alcantara Silva de Araújo
- Louise Sofia Carneiro Madeira
- Luiz Mário Ladeira Resende Araújo
- Maria Fernanda Jacobino de Souza
- Marillia Lima Costa
- Matheus Felipe de Oliveira
- Nathalia Cavalcante Rocha
- Nicolas Ventura da Silva Mendes
- Pâmella Araújo Cardoso Juscelino
- Pedro Lucas Silveira Duarte
- Pedro Paulo Borba Queiroz
- Raphael Angeli de Barros Cardoso
- Santiago Belarmino Dias de Almeida Neves