História e Cultura dos Povos Tradicionais
A afirmação das identidades coletivas no período pós redemocratização tem revelado a existência de diversos grupos étnicos que outrora não eram reconhecidos em suas singularidades e necessidades pelo Estado. O reconhecimento de existir dignamente reivindicado pelos movimentos sociais de luta pelos direitos dos povos indígenas, quilombolas, faxinalenses e outras comunidades tradicionais tem sido uma pauta de avanços e retrocessos na sociedade brasileira.
Atualmente vemos crescer no Brasil a presença do discurso conservador que questiona as conquistas destes povos ou os marginaliza como estratégia para torná-los invisíveis. No Paraná, a invisibilidade social é uma das principais características dos povos e comunidades tradicionais.
Como exemplo de resistência a esta situação foi criada, na região Sul, a Rede Puxirão dos Povos e Comunidades Tradicionais em 2008. Composta de forma heterogenia e multicultural com os povos xetá, guaranis, kaingangs, faxinalenses, quilombolas, benzedores e benzedeiras, pescadores artesanais, caiçaras, cipozeiras, religiosos de matriz africana e outros.
É neste quadro que os historiadores e os cientistas sociais não podem se furtar de analisarem e de debaterem a situação presente, com a finalidade de pensarmos como podemos viver as diferenças em sociedade sem a necessidade de apelarmos a soluções autoritárias e de exclusão do outro.
Portanto, a temática apresentada neste livro – História e Cultura dos Povos Tradicionais –, reúne um conjunto de trabalhos de variados pesquisadores que contribuem para o debate ao promoverem a discussão sobre as tensões provocadas na sociedade brasileira entre comunidades, movimentos sociais e setores conservadores, contribuindo para uma sociedade mais democrática.
Os trabalhos aqui reunidos contemplam questões teóricas e empíricas sobre as relações estabelecidas entre os povos tradicionais e o meio ambiente, assim como, as representações sociais construídas sobre esta relação. Além disso, a temática desse livro ao proporcionar o debate sobre a atualidade destes povos e comunidades, visa à reflexão de questões fundamentais para formação dos licenciados em ciências humanas por contemplar questões relativas a problemática do multiculturalismo no ensino/aprendizagem.
Alexandra Lourenço
Eduardo Alexandre Santos de Oliveira
Jeovane Camargo
História e Cultura dos Povos Tradicionais
-
DOI: 10.22533/at.ed.182190412
-
ISBN: 978-85-7247-818-2
-
Palavras-chave: Ecologia humana; Brasil
-
Ano: 2019