Gestão de Aquíferos Impactados por Necrópoles
Se inadequadamente localizadas ou insuficientemente protegidas, as necrópoles apresentam um importante problema de saúde pública e riscos de contaminação a aquíferos. Em Teresina, Piauí, o caso do cemitério Areias, localizado às margens do Rio Parnaíba e próximo do ponto de captação de água para abastecimento público, chama a atenção para o descaso da falta de gerenciamento de áreas contaminadas e reverbera o estado atual da gestão de aquíferos impactados por necrópoles no Brasil.
Este estudo propôs a forma adequada de investigação do passivo ambiental causado por necrópoles. Além disso, utilizou a modelagem computacional de aquíferos para melhorar o diagnóstico de contaminação, adequando soluções que garantissem a qualidade e a simplicidade do modelo.
Ademais, este estudo propôs a implantação de dispositivos que melhorassem os critérios de licenciamento indicados pela Resolução CONAMA 368/2006. Os resultados demonstraram que o uso das etapas sugeridas pode auxiliar no gerenciamento de aquíferos impactados por necrópoles e prevenir o surgimento de novos passivos ambientais em área urbana.
Gestão de Aquíferos Impactados por Necrópoles
-
DOI: 10.22533/at.ed.926200106
-
ISBN: 978-65-5706-092-6
-
Palavras-chave: 1. Aquíferos. 2. Águas subterrâneas. 3. Mecânica do solo. I. Sousa, Mauro César de Brito. II. Monteiro, Cleto Augusto Baratta. II. Título.
-
Ano: 2020