Gênese da EPT no território federal do Amapá
Publicado em 29 de setembro de 2022.
Esta obra buscou investigar as características e transformações que a Educação Profissional do Amapá possuía a partir de 1943, quando foi criado o Território Federal do Amapá, e as mudanças que ela sofreu, a partir das bases conceituais da Educação Profissional ofertada à comunidade amapaense, das legislações que respaldaram tais práticas, assim como as peculiaridades da aplicabilidade da legislação que emanaram dos casos concretos e se manifestaram na elaboração dos projetos políticos pedagógicos das instituições de ensino.
Consiste em uma reminiscência sobre a Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, pois buscou a construção temporal, através dos estudos da memória da Educação Profissional e Tecnológica dos espaços pedagógicos amapaenses. É uma contribuição à compreensão da realidade concreta dos conceitos da EPT nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho.
O tema abordado por este livro foi suscitado após a percepção da defasagem de pesquisa e publicações em história do currículo da educação profissional, tanto em nível nacional quanto no Amapá, e objetiva mitigar o “espaço vazio”, que historicamente separaram o ensino elitista propedêutico da educação profissional que forma as massas.
Convidamos aos leitores a uma imersão na história da Educação Profissional e Tecnológica do Amapá com suas vivências e particularidades de uma região pouco assistida pelos projetos integradores da educação brasileira.
Gênese da EPT no território federal do Amapá
-
DOI: 10.22533/at.ed.433222909
-
ISBN: 978-65-258-0643-3
-
Palavras-chave: 1. Educação profissional - Amapá. 2. Currículo. 3. História. I. Silva, Joel Manga da. II. Bastos, Argemiro Midonês. III. Título.
-
Ano: 2022