
Fisioterapia pélvica na disfunção intestinal neurogênica
Publicado em 27 de junho de 2025.
Quando se pensa em um paciente com comprometimento neurológico, há um estigma já concebido. Independentemente de sua etiologia e/ ou condição, são visivelmente mais notórios achados clínicos, como comprometimentos sensório-motores decorrentes de complicações musculoesqueléticas impostas pela lesão ou doença neurológica. Porém, devido a sua crescente incidência e ao impacto na qualidade de vida em termos sociais, econômicos e funcionais, o intestino neurogênico merece considerável atenção.
A fisioterapia pélvica pode contribuir significativamente para a reabilitação intestinal e impactar positivamente a qualidade de vida dos pacientes com intestino neurogênico. Neste caso, a terapêutica envolvida visa proporcionar a maior funcionalidade intestinal possível, encontrando soluções que respeitem e valorizem a individualidade dentro de uma perspectiva humanizadora.
Neste livro, são apresentados os conceitos teóricos e fundamentos sobre o sistema digestório e seu funcionamento, conceitos e classificações sobre o intestino neurogênico, quadro clínico, complicações decorrentes, avaliação da fisioterapia, abordagem fisioterapêutica em cada tipo de intestino neurogênico em pacientes adultos e a importância do trabalho em equipe multiprofissional. Todos os capítulos enfatizam os conhecimentos necessários para a atuação efetiva do fisioterapeuta no atendimento de pacientes com intestino neurogênico.
Fisioterapia pélvica na disfunção intestinal neurogênica
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.597252606
-
ISBN: 978-65-258-3459-7
-
Palavras-chave: 1. Fisioterapia pélvica. I. Lopes, Josiane. II. Título.
-
Ano: 2025