Ebook - Experiências em sala de aula no âmbito do Pibid de Matemática do CEST – UEA: Volume 1Atena Editora

E-book

1 Ensino de matemática. 2. Formação de professores. I. Soares, Carlos José Ferre...

Livros
capa do ebook Experiências em sala de aula no âmbito do Pibid de Matemática do CEST – UEA: Volume 1

Experiências em sala de aula no âmbito do Pibid de Matemática do CEST – UEA: Volume 1

O primeiro capítulo apresenta os resultados de um artigo que investigou no âmbito do PIBID a resolução de problemas por meio do consumo consciente de energia elétrica, utilizando valores numéricos de expressões algébricas com alunos do 8º ano 01 da Escola Estadual Dep. Armando de Souza Mendes (Tefé-AM). Os estudantes coletaram dados reais do consumo de três eletrodomésticos distintos em suas residências e construíram expressões matemáticas para representar os gastos atuais de cada família. Também realizaram simulações de economia, adotando hábitos sugeridos pelos pesquisadores. Por fim, alunos elaboraram propostas para reduzir o consumo, aplicando a Matemática em situações reais. Assim, desenvolvendo raciocínio lógico aliado à consciência e responsabilidade social.
O segundo capítulo abordou a investigação do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para ensinar porcentagem no âmbito do PIBID a alunos do 8º ano em Tefé/AM, utilizando a problemática real do lixo urbano como contexto. Foi aplicada em três encontros com 14 alunos e a proposta combinou pré-teste, aula expositiva com dados locais, pesquisa autônoma e grupo focal. Os resultados demonstram que a abordagem contribuiu à compreensão do objeto de conhecimento explorado, aumentou o engajamento dos alunos e fortaleceu a consciência ambiental, propondo soluções práticas como reutilização e mutirões de limpeza. Conclui-se que a ABP é uma estratégia eficaz para articular matemática e educação ambiental, recomendando sua ampliação.
O terceiro capítulo apresenta uma intervenção pedagógica realizada com estudantes do 7º ano de uma escola pública de Tefé-AM, vinculada ao PIBID/UEA – Matemática/2024. A proposta nasceu do interesse de um estudante pelo cubo mágico e teve como objetivo investigar seu uso como recurso didático no ensino da geometria espacial, articulando atividades práticas e lúdicas em quatro encontros. A pesquisa adotou abordagem quali-quantitativa, incluindo instrumentos avaliativos para acompanhar a aprendizagem. Os resultados evidenciaram avanços na visualização tridimensional e maior engajamento dos estudantes, demonstrando que materiais manipulativos tornam o ensino da matemática mais significativo.
No quarto capítulo apresentamos os resultados da aplicação de uma dinâmica de multiplicação para compreender as percepções e dificuldades dos estudantes do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no âmbito do PIBD em uma turma do 8º ano e consistiu em uma dinâmica com balões contendo operações matemáticas para resolução em equipe. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa, utilizando a observação participante e a aplicação de um questionário com cinco questões discursivas após a atividade. A análise dos dados, embasada em autores como Creswell (2021) e Minayo (2022), evidenciou que a ludicidade favoreceu a motivação e a revisão da tabuada, permitindo identificar que as principais dificuldades de multiplicação residem nas operações com os números 7, 8 e 9.
O quinto capítulo destaca a importância das unidades de medidas no cotidiano, abordando seu ensino para alunos do 2º ano do ensino médio em uma escola de tempo integral. Utilizando uma abordagem qualitativa e pesquisa-ação, foram realizadas atividades teóricas e práticas, incluindo a construção colaborativa de tabelas de conversão e medições reais no ambiente escolar. Os resultados mostraram avanços positivos na compreensão das unidades de medida, maior envolvimento e protagonismo dos alunos. Fundamentado em teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky e alinhado à BNCC, o trabalho ressalta que o ensino contextualizado melhora o aprendizado, promovendo autonomia e habilidade para resolver problemas reais, além de aproximar a matemática da vida cotidiana dos estudantes.
O sexto capítulo aborda o ensino de matemática em uma escola pública estadual no município de Tefé-AM, usando a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para explorar a porcentagem. O trânsito da cidade foi escolhido como tema, por ser uma questão presente no cotidiano dos alunos. Ademais, a proposta foi aplicada a uma turma do 9º ano, estimulando reflexão e análise crítica. As atividades ocorreram em etapas, desde a apresentação do problema até a resolução das questões. A metodologia da pesquisa foi mista que permitiu a análise de forma ampla e aprofundada. Os resultados indicaram um aumento no índice de acertos e participação ativa dos alunos.

Ler mais

Experiências em sala de aula no âmbito do Pibid de Matemática do CEST – UEA: Volume 1

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.581260303

  • ISBN: 978-65-258-4058-1

  • Palavras-chave: 1 Ensino de matemática. 2. Formação de professores. I. Soares, Carlos José Ferreira. II. Título.

  • Ano: 2026

  • Número de páginas: 98

Fale conosco Whatsapp