Ebook - Evasão estudantil na pós-graduação: Estudo multicaso nos programas de pós-graduação em administração do estado de Santa Catarina Atena Editora

E-book

1. Pós-graduação. 2. Administração. I. Fernandes, Eduardo Francisco. II. Título....

Livros
capa do ebook Evasão estudantil na pós-graduação: Estudo multicaso nos programas de pós-graduação em administração do estado de Santa Catarina

Evasão estudantil na pós-graduação: Estudo multicaso nos programas de pós-graduação em administração do estado de Santa Catarina

Publicado em 14 de julho de 2022.

Esta produção constitui a reprodução de um trabalho de dissertação submetido e aprovado no programa acadêmico de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Aqui você terá acesso a um conteúdo voltado ao âmbito da Gestão Universitária, com contextualização da Educação superior e, em especial da pós-graduação. No desenvolvimento, aborda-se ainda sobre o sistema de avaliação da Educação Superior, retratos da evasão discente no nível de graduação e exploração da temática evasão com foco nos aspectos que a influenciam e das práticas de gestão para gerenciamento deste fenômeno, tanto em nível de graduação quanto da pós-graduação.

Para desenvolver o tema, além do uso de fontes que abordam sobre o assunto em nível internacional, foi realizado um estudo nos Programas de Pós-Graduação em Administração do Estado de Santa Catarina. A obtenção dos dados da pesquisa ocorreu com entrevista junto ao representante de cada programa participante e aplicação de questionário a estudantes que abandonaram o curso dos referidos programas.

Após análise dos dados coletados nessas duas fontes, ricas informações foram geradas sobre a evasão estudantil na pós-graduação, o que permitiu colaborar com a exploração dessa temática nesse nível e, consequentemente, contribuir para o processo decisório na gestão universitária de Instituições de Ensino Superior (IES), sobretudo relacionado a evasão discente.

Os dados denotam que os aspectos influenciadores do abandono podem ser agrupados em i) Acadêmicos, destacando a ausência de desafios por parte do orientador e falta de comprometimento por parte do discente; ii) Profissionais, com a falta de apoio e flexibilidade da empresa onde trabalha; iii) Pessoais, pela falta de planejamento de vida, má gestão do tempo, desconhecimento do habitus(1) do programa, sobrecarga de responsabilidades, problemas de saúde; iv) Financeiros, devido à pouca disponibilidade de bolsas; v) Institucionais, na seleção de indivíduo sem perfil do programa.

Além disso, a pesquisa também teve objetivo de propor sugestões para o gerenciamento da evasão, entre elas, foi proposto aprimorar a divulgação em relação ao contexto e cultura do programa, aprimorar processo seletivo e implementar um sistema integrado de gerenciamento do desempenho estudantil (SIGEDE), cuja operacionalização poderá ser vista com maiores detalhes no quadro 23.

Interessante também observar os três infográficos criados a partir dos dados obtidos junto a estudantes que abandonaram seus respectivos programas. O primeiro traça um perfil do estudante que desiste do programa de pós-graduação em administração. Já o segundo retrata os principais aspectos influenciadores à desistência de programa de pósgraduação em administração e o terceiro, realiza um contraste das ações para minimizar o abandono estudantil na Pós-graduação em Administração em relação aos representantes dos programas e dos estudantes evadidos.

 

(1) Para este caso e nos demais que se apresentarão nas próximas páginas, compreender este termo no sentido de Bourdieu, ou seja, sistema de disposições, modos de perceber, sentir, fazer e pensar que levam as pessoas a se comportarem e agirem de determinada forma em uma circunstância existente. Ocorrendo num contexto de disposições duráveis e transferíveis, que atua como princípio gerador e organizador de práticas e de representações. Os habitus “engendram e são engendrados pela lógica do campo social, de modo que somos os vetores de uma estrutura estruturada que se transforma em uma estrutura estruturante” (THIRY-CHERQUES, 2006, p. 33).

Ler mais

Evasão estudantil na pós-graduação: Estudo multicaso nos programas de pós-graduação em administração do estado de Santa Catarina

  • DOI: 10.22533/at.ed.210221407

  • ISBN: 978-65-258-0321-0

  • Palavras-chave: 1. Pós-graduação. 2. Administração. I. Fernandes, Eduardo Francisco. II. Título.

  • Ano: 2022

Fale conosco Whatsapp