
Estudo dos Parâmetros Salivares em Crianças Submetidas à Adequação do Meio Bucal com Cimento de Ionômero de Vidro Convencional e Modificado por Resina Composta
O uso de fluoretos é evidenciado como uma das melhores alternativas contra a doença cárie, havendo diversas formas de utilização destes, entre elas o uso do Cimento de Ionômero de Vidro. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar os efeitos do Cimento de ionômero de vidro (CIV) convencional e modificado por resina sobre parâmetros de defesa naturais da saliva de crianças. Um total de 50 crianças, de 6 a 12 anos, com lesões de cárie e/ou necessidade de selamento de lesões de cárie foram submetidas à adequação do meio bucal com CIV Convencional-RIVA self cure-SD (n=25) ou CIV Modificado por Resina-RIVA light cure-SDI. Todas as crianças receberam instrução de higiene oral e creme dental com flúor 1100 ppm. A coleta da saliva ocorreu em três momentos: antes da restauração, uma hora depois do procedimento, 7 (sete) dias após os procedimentos. Foram determinados o fluxo salivar, pH, capacidade tampão total e por faixas de pH, a concentração de cálcio, fosfato e proteína total e a atividade da amilase.
Os parâmetros bioquímicos foram comparados por análise de variância (ANOVA) e pós-teste de Tukey de comparações múltiplas. O nível de significância adotado foi de 5% (p <0,05). Foram observados uma redução da concentração de proteína total e fósforo e um aumento da atividade da amilase na saliva uma semana após a adequação do meio com ambos tipos de CIV. Foi observada uma redução da capacidade tampão total e em diferentes faixas de pH após o uso de CIV resinoso.
Medidas de adequação do meio bucal com cimento ionômero de vidro alteram positivamente os parâmetros de defesa da saliva, particularmente o convencional.
Estudo dos Parâmetros Salivares em Crianças Submetidas à Adequação do Meio Bucal com Cimento de Ionômero de Vidro Convencional e Modificado por Resina Composta
DOI: 10.22533/at.ed.720200104
ISBN: 978-65-86002-72-0
Palavras-chave: 1. Cimentos dentários. 2. Odontopediatria. I. Quintella, Benedita Lúcia Barbosa. II. Santos, Lydia de Brito. III. Leite, Mariana Ferreira. IV. Assis, Ana Letícia Marques de Souza. V. Sousa, Mila Fernandes de.
Ano: 2020