Espinosa: A Existência como Travessia
O objetivo do trabalho é analisar o conceito de novum institutum, aqui também chamado de maneira de viver, a fim de destacar a aproximação entre conhecimento e existência na filosofia de Espinosa. A relação entre conhecer e existir implica decidir por aquilo que nos é mais útil a fim de potencializar a nossa existência. A esse percurso, de uma maneira de vida marcada por distrações para uma maneira de viver mais potente, chamaremos travessia. A hipótese que nos orientou é a possibilidade de, a partir de premissas cedidas pela filosofia espinosana, pensarmos a possibilidade de um modo singular de pensar a sua própria existência. Ou seja, torna-se, em alguma medida, cônscio da possibilidade de instituir para si formas de existir.
Entendemos que a partir de uma nova determinação acerca dos valores tradicionais e do cultivo do desejo por uma vida mais potente Espinosa apresenta um sofisticado percurso para o aumento da autonomia do indivíduo e a instituição de uma nova maneira de existir.
Nosso trabalho tem como referência principal o Tractatus de Intellectus Emendatione (TIE), além da Ethica Ordine Geometrico Demonstrata.
Espinosa: A Existência como Travessia
-
DOI: 10.22533/at.ed.616201008
-
ISBN: 978-65-5706-261-6
-
Palavras-chave: 1. Spinoza, Benedictus de, 1632-1677. 2. Filosofia. 3. Existência. I. Título.
-
Ano: 2020