Erros na administração de medicamentos relacionados à segurança do paciente neonatal e pediátrico
Publicado em 27 de julho de 2021.
Os erros de medicação são o objeto de estudo desta pesquisa. A mesma objetivou conhecer a percepção de trabalhadores de enfermagem acerca dos erros na administração de medicamentos relacionados à segurança do paciente neonatal e pediátrico.
Essa Dissertação surgiu de um trabalho já iniciado na graduação, em que sentimos a necessidade de um aprofundamento sobre o tema com toda a equipe de enfermagem da unidade Neonatal e Pediatria, pois realizamos o estudo somente com os Enfermeiros, e nessa segunda faze incluímos os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem das referidas unidades. Comparando assim saberes e entendimentos sobre a Segurança do Paciente na administração de medicamentos em pacientes neonatais e pediátricos.
Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, gravadas e posteriormente transcritas, analisadas pela técnica de Análise Temática. Foi realizado uma pré-análise, agrupamento de falas e elaboração de unidades de registro. Os dados foram codificados, agrupados por semelhanças e diferenças, após organizados em categorias, foram selecionadas as falas mais significativas para análise e busca de autores para dar suporte a análise.
Teve como contexto a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) e a Unidade de Pediatria (UP) de um Hospital Universitário (HU) no Sul do Brasil. O HU tem como campo de atuação o ensino, a pesquisa, a extensão e a assistência à saúde. É um hospital de grande porte, com 205 leitos, todos os pacientes são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É referência no atendimento materno-infantil, HIV/AIDS e traumatologia, constituindo-se em um campo de atividades práticas para acadêmicos de enfermagem, medicina, psicologia e educação física.
Esse estudo nos mostrou que o tema Segurança do Paciente Neonatal e Pediátrico na administração de medicamentos é complexo e polêmico e que tem muito ainda que ser pesquisado, pois os profissionais por terem medo de sanções, punições, muitas vezes se veem numa situação muito difícil, em que são omitidos os erros.
Erros na administração de medicamentos relacionados à segurança do paciente neonatal e pediátrico
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.320212207
-
ISBN: 978-65-5983-332-0
-
Palavras-chave: 1. Pediatria. 2. Segurança do paciente. 3. Erros de medicação. 4. Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. 5. Enfermagem. I. Rocha, Cristiane Martins da. II. Maciel, João Batista da Silva. III. Gomes, Giovana Calcagno. IV. Título.
-
Ano: 2021