Ebook - Entre o Carlismo e o Lulismo no estado da Bahia: tendências e articulações em MacaraniAtena Editora

E-book

1. Bahia. I. Ferraz, Gabriel de Oliveira. II. Título.

Livros
capa do ebook Entre o Carlismo e o Lulismo no estado da Bahia: tendências e articulações em Macarani

Entre o Carlismo e o Lulismo no estado da Bahia: tendências e articulações em Macarani

Publicado em 07 de junho de 2024.


A história de Macarani, munícipio localizado no Centro-Sul da Bahia, distante cerca de 600 quilômetros de Salvador, é marcada por demasiadas camadas. A sua região já esteve vinculada, administrativamente, à Vitória da Conquista, de onde fora emancipado outro munícipio, em 1922, nomeado Encruzilhada. Macarani, que passou a ser distrito deste novo munícipio, também não tardou a adquirir a sua autonomia administrativa: ao se emancipar de Encruzilhada, fora alçado à condição de munícipio, algo que ocorreu em 1944. Desde então, sob esta nova condição, o povo macaraniense vem inventando e reinventando os rumos de sua política local.
Gabriel Ferraz é originário desta terra e, tal como um inquieto desbravador de suas vicissitudes relacionais, teve o ímpeto de direcionar a sua formação acadêmica a fim de compreender a complexidade de certos processos que lhe transpareciam ser familiares. O autor desde cedo não apenas acompanhava, mas também participava ativamente do tempo da política de Macarani. Aproveitando-se desta condição, ainda em sua graduação em Ciências Sociais, realizada na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes-MG), teve a proeza de investigar uma nova conjuntura política que se estabeleceu no município a partir de 2002, momento em que Luís Inácio Lula da Silva (PT) assumiu, pela primeira vez, a condição de presidente da república. Um fato em nível nacional, porém com reflexos em nível local – a ponto de embaralhar a hegemonia outrora consolidada pelas redes políticas de Antônio Carlos Magalhães na região.
Macarani, deste modo, passou a lidar neste novo século com os efeitos de dois fenômenos que aparentemente concorriam entre si, quais sejam, o carlismo em sua decadência, e o lulismo em sua ascensão. A decadência e a ascensão destes diferentes fenômenos não implicavam, todavia, numa clareza tampouco numa previsibilidade quando se tratava de eleições no município. Havia nuances decorrentes das controvérsias que permeavam a produção de redes entre diferentes atores com interesses segmentados. Gabriel Ferraz, enquanto exímio pesquisador, fez uma imersão detida no cotidiano citadino macaraniense para coletar dados com vistas a revelar uma profundidade cara ao fazer política num munícipio com menos de 20 mil habitantes.
Após finalizar seu trabalho de conclusão de curso, o autor passou a enfrentar outras inquietações decorrentes da emergência de um novo fenômeno na política nacional: o bolsonarismo. Qual seria o seu impacto frente às forças vinculadas ao lulismo e ao carlismo em Macarani? Com esta indagação em mente, Gabriel Ferraz se inseriu no Mestrado em Desenvolvimento Social (PPGDS), também pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes-MG), sob minha orientação, com vistas a ampliar e desdobrar suas análises iniciadas na graduação. O autor não parte de meras elocubrações apriorísticas, mas vale-se, ao contrário, de uma análise etnográfica apurada para reconstituir e problematizar as mediações e as disputas necessárias a fim de consolidar quem seria eleito para o cargo de prefeito. 
O bolsonarismo complexificou o tempo da política no município, exigindo dos atores novas alianças, discursos, práticas e representações tendo em vista a captura do eleitorado. Gabriel Ferraz diferencia-se por se preocupar com aquilo que se passa em palanques e nos seus bastidores, mas também para as táticas que o próprio povo macaraniense, considerado em toda a sua diversidade, aciona frente às estratégias eleitoreiras fomentadas por certos grupos políticos. 
Este livro traz um importante registro tanto do tempo da política, conceito que será discutido no decorrer dos capítulos, quanto do tempo de Gabriel Ferraz na política do munícipio. Portanto, o autor oferta contribuições à Antropologia da Politica – em decorrência da etnografia que desenvolve –, e, de igual maneira, também deixa um legado para Macarani ao reconstituir e consolidar análises que revelam que a dominação politica não é uma condição simplória meramente atrelada à disposição de recursos materiais, mas, antes, algo que depende da construção de múltiplas redes complexas e heterogêneas a partir das quais serão produzidas certas lideranças. Com efeito, ao romper polarizações, este livro nos permite compreender as contradições e as coalizações do lulismo, carlismo e bolsonarismo frente a um cenário de incertezas. Gabriel Ferraz segue perscrutando as dinâmicas políticas de Macarani, sendo, por isto, não apenas testemunha ocular daquilo que se passa nas brechas das institucionalidades, mas também um importante ator disposto a trazer mudanças significativas para a realidade local.
 
Montes Claros – MG, março de 2024.
    
Prof. Dr. Giancarlo Marques Carraro Machado
Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGDS/Unimontes-MG)
 

Ler mais

Entre o Carlismo e o Lulismo no estado da Bahia: tendências e articulações em Macarani

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.816240805

  • ISBN: 978-65-258-2581-6

  • Palavras-chave: 1. Bahia. I. Ferraz, Gabriel de Oliveira. II. Título.

  • Ano: 2024

  • Número de páginas: 133

Fale conosco Whatsapp